TRE-PI realiza obras de infraestrutura e adequação física

...

...

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), por determinação de sua atual Presidência e através de sua Secretaria de Administração, Orçamento e Finanças - SAOF, vem realizando uma série de obras de infraestrutura física no interior de seus prédios novo e antigo, e nos Cartórios Eleitorais da 32ª Zona – Altos e 58ª Zona – Monsenhor Gil.

As melhorias preveem, no âmbito do TRE-PI, a modernização da subestação de energia abrigada para os prédios sede e anexo; a modernização de todo o cabeamento estruturado de dados, voz, vídeo e fibras óticas; e do sistema elétrico de baixa e média tensão, racks, pontos de tomada de dados; além de reparos e revitalização das fachadas dos edifícios sede e anexo do TRE-PI.

O objetivo destas reformas é dotar, ambos os prédios da Justiça Eleitoral no Piauí, de uma estrutura adequada, desde a subestação, sala elétrica, quadros de distribuição e até pontos de tomada e iluminação. Para isso estão sendo substituídos, quando necessário, os equipamentos atualmente em uso por outros mais modernos, seguros, com facilidade de manutenção e maior vida útil. O contrato também prevê a adequação e unificação das subestações elétricas de média tensão de ambos os prédios, de acordo com as normas da concessionária Equatorial Energia.

Em relação a estrutura de dados pretende-se dotar a instituição de uma nova estrutura lógica adequada às normas técnicas e de segurança vigentes, e dimensionada para atender a demanda existente e futuras ampliações, preparando a rede para serviços de alto consumo de dados, voz e vídeo, como videoconferência e telefonia Voip, proporcionando economia, eficiência e segurança na manutenção, operação e uso, evitando paralisações inesperadas.

Justificativa

O sistema elétrico e o cabeamento estruturado dos prédios Sede e Anexo do tribunal foi concebido dentro de uma realidade de demanda adequada para àquele momento em que foi projetado, respectivamente há 30 e 15 anos atrás, porém, ao longo dos anos as demandas cresceram e surgiram inovações tecnológicas que, uma vez adotadas, permitem um bom funcionamento das instalações e a segurança das pessoas, dos dados e do patrimônio.

Além disso, normas regulamentadoras que serviram de base para a elaboração dos projetos originais dos prédios foram atualizadas, de modo que algumas instalações atualmente estão desatualizadas em relação às novas normas de segurança.

Nessa reforma que vem sendo realizada, todos os materiais que estão sendo empregados nos serviços são comprovadamente de primeiro uso (novos) e atendem, por força de contrato, aos padrões e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e da concessionária de energia local (Equatorial Energia).

Outro aspecto importante que vem sendo observado é o atendimento aos critérios de Sustentabilidade e a obediência a Instrução Normativa SLTI/MPOG que dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. Com base nisso, o TRE-PI vem adotando e monitorando rigorosamente os cuidados com a reciclagem, separação de resíduos, economia de água/energia, e treinamento de empregadas(os) sobre boas práticas de redução de desperdício e poluição.

O prazo previsto para a execução destes serviços é de 12 meses, sendo dois meses para modernização de subestação abrigada para os prédios; cinco meses para modernização das instalações físicas do prédio sede (novo) e outros cinco meses para a reforma física do edifício anexo (antigo), contados a partir da data estabelecida para início, definida na Ordem de Serviço, conforme Contrato nº 62/2022, publicado no site do TRE-PI no campo Transparência, ou acessado através do SEI nº 0012815-12.2022.6.18.8000 ou pelo link abaixo:

https://www.tre-pi.jus.br/++theme++justica_eleitoral/pdfjs/web/viewer.html?file=https://www.tre-pi.jus.br/transparencia-e-prestacao-de-contas/licitacoes-e-contratos/contratos/arquivos-contratos/tre-pi-contrato-62-2022/@@download/file/TRE-PI-contrato-anexos-62-2022.pdf

Mais informações entre em contato com o Serviço de Engenharia e Arquitetura – ENARQ/TRE-PI pelos telefones: (86) 2107-9724; (86) 2107-9733; e (86) 9747.

Fonte: Contrato nº 62/2022 TRE-PI

Fotos: Donardo Borges – IMCOS/TRE-PI

Fotomontagem: Júnior Andrade – IMCOS/TRE-PI

Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107-9828 / 2140-9185
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta-feira
Sede e Cartórios Eleitorais:  07 às 13h
Protocolo: 07 às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-PI coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional e navegador), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir a melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.