Dados Abertos auxilia pesquisas, trabalhos acadêmicos e imprensa
Página hospeda dados acessíveis ao público, estruturados em formato aberto e de livre utilização

Informações completas sobre candidaturas, eleitorado, resultados das eleições, histórico de totalização dos votos, prestações de contas eleitorais e partidárias: esses e outros tópicos podem ser estudados, em detalhe, por meio de centenas de conjuntos de dados acessíveis pelo Portal de Dados Abertos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A página disponibiliza para a sociedade os dados gerados ou custodiados pelo Tribunal, de forma a garantir o acesso a informações e aprimorar a cultura de transparência da Justiça Eleitoral.
Esses bancos de dados podem ser livremente utilizados, tratados e compartilhados por qualquer pessoa, com a finalidade de gerar novas informações e iniciativas que estimulem a fiscalização do poder público pela sociedade e incentivem contribuições para a melhoria de gestão.
Além do potencial de promover maior transparência e poder social, os dados abertos públicos também inspiram a execução de pesquisas, trabalhos acadêmicos e jornalísticos que aprimoram o conhecimento sobre as eleições e a Justiça Eleitoral.
Contribuições
As pessoas interessadas poderão enviar dúvidas sobre o portal, sugestões relativas à publicação de novos conjuntos de dados em formato aberto, solicitar informações ou relatar problemas técnicos na utilização dos dados já publicados por meio da Ouvidoria do TSE, conforme informações de contato divulgadas no site do TSE.
Como acessar
Na página inicial do Portal de Dados Abertos, a usuária ou o usuário encontrará uma caixa de busca para pesquisar as informações desejadas. O acesso pode ser feito diretamente nos menus “Grupos”, para verificar os temas disponíveis, e “Conjunto de Dados”, para ir direto à relação completa. Nessa relação, cada conjunto de informações é exibido com o nome de identificação, a descrição e os formatos disponibilizados. Há a possibilidade também de aplicar alguns filtros disponíveis no lado esquerdo da tela.
As informações podem ser extraídas do Portal por meio de softwares estatísticos e editores de planilhas, que possibilitam comparações entre anos e outras análises. O download dos arquivos acompanha documento com a descrição das variáveis.
Todos esses dados estão também na página do Sistema de Estatísticas Eleitorais, acompanhados de visualizações gráficas e tabelas.
Acesse o Portal de Dados Abertos do TSE.
Fonte e foto: TSE com adaptações do Serviço de Imprensa e Comunicação Social - IMCOS/TRE-PI
JV/CM, DM – TSE
Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI