Livro “90 anos da Justiça Eleitoral no Piauí - Desafios e perspectivas” é lançado pelo TRE-PI
O livro traz um resgate histórico da Justiça Eleitoral no Piauí
Para marcar os 90 anos da história da Justiça Eleitoral no Piauí, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) lançou na manhã desta sexta-feira (1º) em seu Plenário, de forma presencial, o livro “90 anos da Justiça Eleitoral no Piauí – Desafios e perspectivas” na versão digital e impressa em comemoração aos 90 anos do Tribunal piauiense.
Além dos membros atuais da Corte, fizeram parte da mesa de honra na solenidade: O Desembargador Olímpio José Passos Galvão, Corregedor Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Piauí; Juíza Lucicleide Pereira Belo, articulista e organizadora do livro; Desembargador José Wilson Araújo, membro substituto da Corte do TRE-PI; Juiz Sebastião Firmino Lima Filho, membro substituto da Corte do TRE-PI; Dr. Francisco de Almeida, representando o Presidente da Academia Mundial das Letras da Humanidade, Dr. Camilo Martins e o Dr. Carlos Douglas dos Santos, Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Piauí (OAB-PI) representando o Presidente da OAB-PI, Dr. Celso Barros Coelho Neto.
O lançamento oficial do referido livro foi feito pelo Vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral do TRE-PI, Desembargador José James Gomes Pereira onde na oportunidade foi homenageado pela Academia Mundial de Letras da Humanidade ao receber das mãos do Dr. Francisco de Almeida o título de cidadão do Mundo por se destacar nessa geração, apresentando trabalho exemplar na área social, educacional, cultural e literária, ensinar pessoas a seguir o caminho do bem, na união dos povos e através da literatura difundir a necessidade da paz e da justiça social para as futuras gerações e para a humanidade.
O livro foi coordenado e organizado pelo Presidente do TRE-PI, Desembargador Erivan Lopes, pelo Desembargador José James Gomes Pereira e pela Juíza de Direito Lucicleide Pereira Belo, ex-membro da Corte do TRE-PI.
O feito contou também com a colaboração do Juiz Federal Lucas Rosendo Máximo de Araújo, ex-membro da Corte do TRE-PI e ex-diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PI (EJE) bem como das servidoras e servidores da instituição.
O trabalho contempla registros como a notícia da primeira reunião e instalação do TRE-PI em 19 de agosto de 1932 na ala direita do Fórum Estadual na Pça. da Bandeira em Teresina-PI. Ainda é possível conhecer a evolução, o progresso e as mudanças que aconteceram no Tribunal durante os períodos que marcaram o Brasil e o Piauí nas últimas nove décadas.
No Prefácio do livro o Desembargador Erivan Lopes declarou que esta obra contribuirá significadamente para o debate e a reflexão sobre a Justiça Eleitoral, seus desafios e suas perspectivas, e servirá como uma fonte valiosa de conhecimento e informação para todos aqueles interessados na construção e no fortalecimento de nossa democracia.
Ele pontuou ainda que, esses 90 anos de história da Justiça Eleitoral no Piauí sirva de inspiração para enfrentar os desafios futuros com a mesma determinação e compromisso que moldaram, de forma exitosa, nosso passado.
Quem tiver interesse em conhecer melhor o livro pode se dirigir a biblioteca do TRE-PI, nos dias úteis de 7 às 13hs que será atendido.
F.X.F
Fonte: Serviço de Imprensa e Comunicação Social TRE-PI
Visite nossas redes sociais: @trepiaui