Eleições 2022: TRE-PI recebe integrante de Missão de Observação Eleitoral

...

...

Camilla Barbosa de Souza, voluntária integrante de Missão de Observação Eleitoral da Transparência Eleitoral Brasil, esteve em visita oficial ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) na manhã desta quarta-feira (28).

Na ocasião, a Observadora foi recebida pelo Presidente do TRE-PI, Desembargador Erivan Lopes, acompanhado da Assessora Jurídica da Presidência, Denise Vieira Berger Miranda; e pelo Diretor Geral do tribunal, Danilo Carvalho Franco Pereira, acompanhado da Diretora Geral Substituta do TRE-PI, Rivelina Remet Rodrigues da Costa.

Durante o encontro, Camilla Barbosa destacou aos presentes a visita que fez as instalações do Fórum Eleitoral de Teresina para acompanhar a Cerimônia Pública de Carga, Lacre e Auditoria das urnas eletrônicas de votação da 98ª Zona Eleitoral, que abrange a Zona Leste da Capital. “Fiquei encantada com os detalhes e toda a estrutura e tecnologia envolvidas. Aprendi muito”, disse.

As (os) observadoras (es) são pessoas voluntárias inscritas e credenciadas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para exercer a função de observação do processo eleitoral. A iniciativa do TSE foi regulamentada pela Resolução nº 23.678/2021 e realizada como projeto-piloto nas Eleições 2020.

A Transparência Eleitoral Brasil é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo monitorar a qualidade democrática em vários países e em âmbito nacional. A entidade não tem o intuito de fiscalizar, e sim de observar o trabalho de preparação das eleições, o dia do pleito e o pós-eleição, a partir da coleta e análise de dados de maneira ética, imparcial, transparente e profissional.

Missão de Observação Eleitoral da OEA - MOE

Além dos observadores da Transparência Eleitoral Brasil, este ano, pela terceira vez, especialistas da OEA vêm ao Brasil para observar o processo eleitoral.

A Missão da OEA deste ano é composta por 55 especialistas e observadores de 17 nacionalidades, que estarão presentes em 15 unidades da Federação brasileiras. Os observadores estarão aqui no Piauí e também nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.

A equipe da OEA também observará a votação de eleitoras e eleitores brasileiros residentes em três cidades estrangeiras: Porto, em Portugal, e Miami e Washington, ambas nos Estados Unidos.

Pontos observados

Serão verificados pelos integrantes da MOE os principais aspectos de tecnologia e organização eleitoral, votação no exterior, atuação da Justiça Eleitoral, financiamento político, campanhas e liberdade de expressão, participação política de mulheres, participação de grupos indígenas e afrodescendentes e violência eleitoral.

Serão analisadas questões relacionadas à pré-eleitoral, ao dia da votação e à etapa pós-pleito. O objetivo da Missão é colaborar com o aprimoramento do sistema e da democracia brasileira a partir da elaboração dos relatórios.

A MOE da OEA realizará uma análise abrangente sobre o processo eleitoral baseada em três pontos: a observação direta; o exame da legislação e da documentação relativa ao pleito; e as reuniões com atores governamentais, autoridades eleitorais, lideranças políticas e membros da sociedade civil.

Após a eleição, será divulgado um relatório preliminar com as observações e recomendações feitas pelo grupo. Uma vez concluído o processo, o relatório final será apresentado ao Conselho Permanente da OEA.

Fonte: Serviço de Imprensa e Comunicação Social – IMCOS/TRE-PI com informações obtidas junto ao TRE-PA

Foto à esquerda: Camilla Barbosa, Des. Erivan Lopes, Assessora Jurídica Denise Berger

Foto à direita: Denise Berger, Camilla Barbosa, Diretor Geral Danilo Carvalho e Diretora Geral Substituta Rivelina Remet

Autor da foto: Júnior Andrade - IMCOS/TRE-PI

BA/LC, DM-TRE-PA

D.B.- IMCOS/TRE-PI



ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido