TRE-PI realiza Encontro Periódico Corregedoria e Zonas Eleitorais
Evento presencial reúne chefes dos cartórios eleitorais de todo o Estado e integrantes das unidades que compõem a Corregedoria e Secretarias do TRE-PI para debater Eleições 2026 e atos preparatórios

O Encontro Periódico Anual da Corregedoria Regional Eleitoral - CRE, do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) com as Zonas Eleitorais do Estado deste ano de 2026 será realizado das 8h às 12h e de 14h às 18h, desta quarta-feira (25/3), no auditório desembargador Vicente Ribeiro Gonçalves, no piso térreo do prédio antigo deste tribunal, na Praça Des. Edgar Nogueira, 80, Cabral, Teresina – PI.
A reunião será de forma presencial, com possibilidade de participação online mediante a disposição de link de acesso à plataforma Zoom apenas em caso de justificada impossibilidade de comparecimento da pessoa chefe ou servidora do cartório eleitoral.
O evento reunirá cerca de 100 servidoras e servidores chefes ou representantes de seus respectivos cartórios eleitorais de todas as 74 Zonas Eleitorais do Piauí (5 da Capital e 69 do Interior) além de autoridades, gestoras e gestores das diversas unidades da CRE/TRE-PI, além de outras unidades do tribunal como a Diretoria-Geral; Secretarias Judiciária, de Gestão de Pessoas, de Tecnologia da Informação; Coordenadoria de Auditoria Interna; Ouvidoria; Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica. Foram convidadas também a secretaria de Administração, Orçamento e Finanças e a Escola Judiciária.
Na programação, os projetos, planos de ação, atos preparatórios e resoluções referentes as Eleições 2026, o fechamento do cadastro, atendimentos descentralizados, projeto Mesárias e Mesários, os sistemas DataCor Eleitoral e Sistema Integrado das Zonas Eleitorais – ZEO; Central de LIBRAS e coordenadores dos locais de votação; compartilhamento de boas práticas; orientações sobre impressões; calendário dos novos encontros, entre outros temas relevantes.
A ideia do encontro nasceu a partir da participação de integrantes da CRE/TRE-PI em evento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no qual foram compartilhadas boas práticas executadas pelas diversas corregedorias eleitorais de todo o País, e tem o objetivo de aproximar essa unidade correicional dos cartórios eleitorais, além de promover a interação entre os colegas e promover a atualização e a padronização de procedimentos.
A iniciativa está regulamentada pelo Provimento CRE/TRE-PI nº 1/2025, que institui a obrigatoriedade de realização de encontros periódicos anuais da CRE com as Zonas Eleitorais do Piauí.
Fonte: Corregedoria Regional Eleitoral - CRE/TRE-PI
Arte: IA Generativa
Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI

