TRE-PI e CNJ debatem o Programa Justiça 4.0

O Programa Justiça 4.0 e a Plataforma Digital do Poder Judiciário no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí foram tema de reunião de trabalho híbrida (virtual e presencial), promovido pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, realizado na tarde desta quinta-feira (26), no Edifício Sede do TRE-PI.

O evento teve o objetivo de apresentar os dados atualizados do monitoramento dos Acordos de Cooperação, firmados entre o CNJ e os tribunais de justiça; do trabalho; e eleitoral, sobre o Programa Justiça 4.0 – Inovação e Efetividade na realização da Justiça para Todos.

Durante os trabalhos também foram apresentadas planilhas com o acompanhamento e o monitoramento, feito pelo CNJ, do cumprimento do cronograma e das etapas do plano de ação, executado por cada tribunal, para implantação das ferramentas tecnológicas disponíveis dentro da plataforma digital do Poder Judiciário.

O TRE-PI recebeu cumprimentos dos juízes auxiliares da Presidência do CNJ pelo cumprimento de todas as etapas previstas no plano referentes à Justiça Eleitoral. Segundo o Juiz Auxiliar do CNJ, Fábio Porto, “É raro encontrarmos um tribunal com todos os pontos destacados em verde na nossa planilha, ou seja, com todos as etapas cumpridas, então meus parabéns ao Presidente do TRE-PI, Desembargador Erivan Lopes, e a toda a equipe de servidores do TRE-PI por esse excelente resultado”, afirmou Porto.

O encontro apresentou ainda os produtos Justiça 4.0 e abriu espaço para a apresentação de boas práticas já adotadas pelo Poder Judiciário. O Secretário de Tecnologia da Informação – STI, do TRE-PI, Anderson Cavalcanti de Lima, explanou sobre a ampliação do acesso aos serviços da Justiça Eleitoral às cidadãs e aos cidadãos com destaque para a Plataforma de Autoatendimento Título Net e destacou o Programa JANUS, que vêm sendo desenvolvido em conjunto com o TRE-Bahia e está relacionado à prestação de contas eleitorais.

Ao final foi redigida a Ata do Encontro que foi assinada pelas autoridades presentes.

Presentes à reunião, pelo TRE-PI: o Presidente, Desembargador Erivan Lopes; o Vice-Presidente e Corregedor Eleitoral, Desembargador José James Gomes Pereira; Juízas e Juízes titulares e substitutos da Corte, Lucicleide Pereira Belo; Agliberto Gomes Machado; Teófilo Rodrigues Ferreira; Thiago Mendes de Almeida Férrer; Lirton Nogueira Santos; Maria Luíza Moura Melo e Freitas - tambémJuíza Auxiliar da Vice-Presidência e Corregedoria; Procurador Marco Túlio Lustosa Caminha; Juiz Auxiliar da Presidência, Valdemir Ferreira dos Santos; Diretor Geral – Danilo Carvalho Franco Pereira; Secretários/Secretária: Administração, Orçamento e Finanças - Silvani Maia Resende Santana, Judiciário – Walter Schell Alves da Costa Raposo; TI – Anderson Cavalcanti de Lima; e Gestão de Pessoas – Leonardo Morais Júnior.

Compareceram também, pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí – TJPI: o Coordenador Geral do Laboratório de Inovação – Opala Lab, Desembargador Olímpio José Passos Galvão (também membro substituto da Corte Eleitoral), representando, neste evento, o Presidente do TJPI, Desembargador José Ribamar Oliveira; e o Assessor Administrativo, Eucássio Gonçalves Lima Júnior.

Pelo Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, participaram: o Vice-Presidente e Corregedor, Desembargador, Francisco Meton Marques de Lima, representando a Presidente do TRT, Desembargadora Liana Ferraz de Carvalho; além do Secretário de TI e Comunicação, José Wallace Ribeiro de Macedo Júnior, e o Secretário de Governança, José de Anchieta Araújo Marques.

Pelo CNJ, participaram o Secretário Geral, Valter Schuenquener; os Juízes Auxiliares Alexandre Libonati; Anderson Paiva; Dorotheo Barbosa; e Fábio Porto.

Programa Justiça 4.0

O programa Justiça 4.0 é a concretização do 4º Eixo da atual gestão do CNJ e objetiva a promoção do acesso à Justiça, por meio de ações e projetos desenvolvidos para o uso colaborativo de produtos que empregam novas tecnologias e inteligência artificial.

A Justiça Digital propicia o diálogo ente o real e o digital para o incremento da governança, da transparência, e da eficiência do Poder Judiciário, com efetiva aproximação com a cidadã e com o cidadão e redução de despesas.

Fonte: Conselho Nacional de Justiça – CNJ e,

Serviço de Imprensa e Comunicação Social – IMCOS/TRE-PI

Fotos: Júnior Andrade, IMCOS/TRE-PI

D.B.

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido