Justiça Eleitoral celebra Dia Nacional da Consciência do Voto

Data lembra momento histórico em memória à Passeata dos Cem Mil, em 1968

Justiça Eleitoral celebra Dia Nacional da Consciência do VotoJustiça Eleitoral celebra Dia Nacional da Consciência do Voto

O voto é um momento marcante para qualquer pessoa. É quando as cidadãs e os cidadãos assumem a responsabilidade de colaborar com os rumos da sua comunidade. É também um passo significativo para exercerem lideranças e ocuparem espaços na vida política da sociedade em que vivem. Por meio do voto, ajudam a transformar a realidade que os rodeia, os destinos dos estados e dos municípios onde vivem, exercendo a cidadania e contribuindo para fortalecer a democracia.

O Dia Nacional da Consciência do Voto, celebrado neste domingo (26), estimula a reflexão sobre a importância desse ato que muda a vida das pessoas, afinal, a política está no dia a dia de cada cidadã e cidadão, na saúde, na educação, no saneamento básico, entre outros aspectos.

A data foi estabelecida pela Lei nº 13.120, de 7 de maio de 2015, em memória à Passeata dos Cem Mil, que, em 1968, levou milhares de pessoas das mais variadas idades, classes sociais e posições ideológicas, às ruas em defesa da democracia.

Ciente da importância dessa conquista do povo brasileiro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), entre eles o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), vem realizando uma série de iniciativas incentivando o exercício do direito ao voto.

Uma dessas ações foi voltada a/ao Jovem Eleitor e resultou em um aumento expressivo do alistamento de eleitoras e eleitores. Entre janeiro e abril deste ano, de acordo com dados já apurados, em relação aos eleitores entre 16 e 18 anos, o Brasil ganhou 2.042.817 novas/novos eleitores/eleitoras que no dia 2 de outubro comparecerão às urnas. Vale ressaltar que os dados definitivos serão divulgados pelo TSE no dia 11 de julho, conforme Resolução TSE nº 23.674/2021 - Calendário Eleitoral.

Em relação ao público idoso, a Justiça Eleitoral iniciou neste mês de junho, uma campanha nacional denominada Todo Voto Importa, destacando também a relevância da participação das eleitoras e dos eleitores com mais de 60 anos, e especialmente os maiores de 70, para os quais o voto já é facultativo.

Durante essas campanhas, a Justiça Eleitoral publica uma série de notícias com as principais informações sobre o pleito deste ano, para que o público esclareça todas as dúvidas quanto a prazos e regras das eleições e possa votar com segurança e confiança.

Essas informações, além de serem divulgadas na internet da Justiça Eleitoral, também são publicadas nas Redes Sociais do TSE e dos TREs, estreitando o diálogo com as cidadãs e os cidadãos.

Essa mobilização nacional conta com a parceria de diversos influenciadores digitais, clubes de futebol, organizações da sociedade civil e instituições públicas e privadas.

Fonte: TSE com adaptações do Serviço de Imprensa e Comunicação Social – IMCOS/TRE-PI



Acesso rápido