Teste de Segurança do Voto Eletrônico terá investigadores individuais e equipes em grupos

Evento público fortalece a confiabilidade, transparência e segurança da captação e apuração dos votos

Evento público fortalece a confiabilidade, transparência e segurança da captação e apuração dos ...

O Teste Público de Segurança – TPS, do Sistema Eletrônico de Votação, que ocorrerá este ano, de 22 a 26 de novembro, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília – DF, contará com a participação de investigadores individuais, entre eles, duas mulheres, e ainda equipes em grupos, todos peritos em programação e sistemas eletrônicos de dados.

Serão executados nos softwares e hardwares da urna eletrônica de votação e dos sistemas utilizados para geração de mídias, carga, lacre e auditoria, leitura, transmissão, totalização dos votos, criptografia e descriptografia, um total de 29 planos de testes.

Esses planos de teste são projetos de ataques aos componentes externos e internos da urna eletrônica e do sistema eletrônico de votação, com o objetivo de identificar vulnerabilidades e falhas relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição, e apresentar sugestões de aprimoramento, para que sejam corrigidas a tempo da próxima eleição.

O TPS foi criado pela Justiça Eleitoral com a finalidade de fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, além de propiciar melhorias no processo eleitoral.

Confira um resumo dos planos de teste selecionados pela Comissão do TPS 2021:

Próximas etapas

No dia 5 de novembro, haverá o sorteio público para a seleção de inscrições e a publicação da lista de contemplados. Até o dia 8 de novembro, poderão ser apresentados os recursos relacionados a essa etapa. Os resultados estarão disponíveis no Portal do TSE no dia seguinte (9). Após todas as etapas descritas no edital, os aprovados terão a oportunidade de participar do TPS 2021, que será realizado de 22 a 26 de novembro.

Durante o TPS, os selecionados terão acesso aos componentes internos e externos do sistema eletrônico de votação – como aqueles utilizados para a geração de mídias, apuração, transmissão e recebimento de arquivos, lacrados em cerimônia pública, incluindo o hardware da urna e softwares embarcados.

Saiba mais sobre o TPS 2021.

Fonte: TSE com adaptações do Serviço de Imprensa e Comunicação Social – IMCOS/TRE-PI.

 

 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107-9828 / 2140-9185
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta-feira
Sede e Cartórios Eleitorais:  07 às 13h
Protocolo: 07 às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-PI coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional e navegador), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir a melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.