Igualdade Racial no Poder Judiciário debatida em Live promovida pela Escola Judiciária Eleitoral

A Escola Judiciária Eleitoral – EJE promoveu nesta quarta-feira (18) uma Live que debateu o tema: “Igualdade Racial no Poder Judiciário”.
O evento foi realizado de modo online, através da plataforma Zoom, com transmissão, ao vivo, pelo canal do TRE-PI no YouTube, com possibilidade de perguntas via chat, e contou com a presença, como debatedores, da Magistrada do Tribunal de Justiça do Ceará, Bruna Rodrigues; da Promotora de Justiça integrante do Ministério Público do Estado de Pernambuco, Irene Cardoso; e do Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Fábio Francisco Esteves.
O Diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Juiz Federal e Membro da Corte Eleitoral do TRE-PI, Agliberto Gomes Machado, foi o mediador da Live.
Em sua fala de abertura o Diretor da EJE destacou a atualidade do assunto. “O tema da nossa Live é bastante atual, muito interessante e eu diria até apaixonante, porque diz respeito às nossas origens, ao nosso povo e ao que nós queremos ser no futuro. Temos de procurar ser uma sociedade mais justa, mais igual, mais aberta, e nesse aspecto, esse nosso tema é maravilhoso, e com um detalhe, estamos nos aproximando do Dia Nacional da Consciência Negra, dia 20 de novembro, fato que vem de certa forma emoldurar a nossa Live, cujo tema diz respeito a inserção da comunidade negra em muitos poderes da República”, disse o mediador.
Entre os temas tratados destacaram-se as relações raciais no Brasil, o papel do Poder Judiciário como promotor de uma Justiça Antirracista, grupos de trabalho e políticas de combate ao racismo no Conselho Nacional de Justiça – CNJ, entre outros temas.
Os debatedores foram: Bruna Rodrigues_ Juíza Titular da 109ª Zona Eleitoral do Estado do Ceará. Mestranda em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Direito Constitucional. Membro da Comissão da Mulher na ACM; Irene Cardoso_ Promotora de Justiça Titular do Juizado Especial de Crimes Contra a Pessoa Idosa. Coordenadora do Grupo de Trabalho RACISMO do Ministério Público de Pernambuco; e Fábio Esteves_ Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Juiz Instrutor no Supremo Tribunal Federal – STF. Mestre em Direito pela Universidade de Brasília – UNB. Professor de Direito Constitucional da Escola de Magistratura do Distrito Federal. Especialista em Direito Público pela Universidade Gama Filho. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Fonte: Serviço de Imprensa e Comunicação Social – IMCOS/TRE-PI com informações da Escola Judiciária Eleitoral – EJE/TRE-PI.
D.B./D.A.

