Desembargador Joaquim Santana avalia as eleições 2016 no Piauí
Desembargador Joaquim Santana avalia as eleições 2016 no Piauí

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (03), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Desembargador Joaquim Santana, fez uma avaliação do pleito eleitoral ocorrido ontem, 02 de outubro.
De acordo com o presidente, as eleições transcorreram de forma tranquila e todas as ocorrências foram condizentes com a realidade do Piauí. Joaquim Santana disse que a conclusão da apuração estava prevista para 21h, porém 31 urnas do município de Dom Inocêncio tiveram dificuldades na transmissão dos resultados, o que retardou o término da apuração. "Essas urnas precisaram ser levadas para São Raimundo Nonato, de onde os dados foram transmitidos e, por isso, só pudemos concluir os trabalhos 1h da madrugada". Ainda sobre o funcionamento das urnas eletrônicas, o presidente disse que de um total de 8.387 urnas utilizadas no estado, 101 apresentaram algum tipo de problema e apenas 39 precisaram ser substituídas.
Quanto à presença de forças federais nas eleições 2016, Joaquim Santana disse que o Piauí foi o segundo estado do Brasil com maior presença de militares, totalizando dois mil oficiais e 335 viaturas. "Foi um trabalho muito importante e o Exército prestou um excelente serviço", avaliou o Desembargador.
Sobre as prisões efetuadas no Piauí, o Desembargador informou que foram totalizadas 41 ocorrências e destas, duas foram em Altos, quatro em Castelo do Piauí, quatro em Gilbués, e seis no município de José de Freitas. "Em geral, as ocorrências tiveram como motivos o transporte irregular de eleitores, compra de votos e boca de urna", pontuou.
A respeito do aplicativo Pardal, Joaquim Santana informou que foram totalizadas 1.567 denúncias, sendo que 46% correspondem a propaganda eleitoral, 10% compra de votos e 8% crimes eleitorais. "Diante desses números, o Ministério Público fará os procedimentos adequados e, posteriormente, teremos os resultados dentro de um prazo razoável."
Em relação aos registros de candidatura, o Desembargador afirmou que 37 processos estão pendentes de julgamento no TRE. “Fizemos um esforço muito grande, porém o tempo foi insuficiente para julgar todos os processos", justificou.
O Des. Joaquim Santana citou ainda os casos dos candidatos a prefeito dos municípios de São Miguel do Tapuio (Lincoln Matos), que teve o registro de candidatura indeferido na primeira instância e no TRE-PI; de Itaureira (Quirino Avelino), com registro indeferido na primeira instância e aguardando julgamento no TRE-PI; e de Miguel Leão (Joel de Lima), com registro cassado em Representação eleitoral, por decisão do juiz da 58ª Zona, aguardando o processo ao TRE/PI para apreciação de recurso. "Esses casos estão pendentes e deverão chegar ao TSE para definir a situação de cada um. Não podemos afirmar se venceram a eleição, apenas que concorreram e foram votados."
O presidente do TRE-PI finalizou a entrevista agradecendo aos membros do Tribunal pelos esforços realizados e disse que a equipe já está comprometida em iniciar os recadastramentos biométricos nos 115 municípios que faltam, o que corresponde a 30% do eleitorado. "Os membros são disciplinados, organizados e produzem resultados. Esse é o grande segredo! Sinto-me feliz em ter participado da eleição 2016 e por ser membro deste Tribunal."