Votação paralela testa a confiabilidade da urna eletrônica

Audiência de sorteio da votação paralela em 06 10 12

audiência de votação paralela eleições 2012Votação paralela testa a confiabilidade da urna eletrônica

  Em audiência pública realizada na manhã desse sábado (6), com a presença do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Des. Haroldo Rehem, foram sorteadas as duas urnas eletrônicas que serão usadas na votação paralela, procedimento que permite a comprovação da confiabilidade e segurança do sistema informatizado de votação.

A audiência foi coordenada pelo presidente da Comissão de Votação Paralela, juiz Manoel de Sousa Dourado, sendo sorteadas a 25ª seção da 28ª Zona Eleitoral, sediada em Bertolínea, e a 199ª Seção da 2ª Zona Eleitoral, com sede em Teresina.

As urnas selecionadas já foram retiradas de seus locais de origem, as quais serão substituídas por outras do estoque de reserva, a fim de que o eleitor possa votar amanhã, 7 de outubro. Um avião já partiu de Teresina para Bertolínea, com técnicos do TRE-PI e um auditor, para substituir a urna sorteada e trazê-la de volta à Capital para, amanhã, realizar a votação paralela.

O sistema de auditoria da votação paralela foi instituída nas eleições municipais de 2000 e, desde 2008, todo o processo é acompanhado por uma empresa de auditoria externa, contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Acesso rápido