TRE-PI inaugura o mais moderno depósito de urnas do país

Também foram feitas homenagens a personalidades da Justiça Eleitoral Piauiense que passarão a dar nome para estruturas e projetos do TRE-PI.

TRE-PI inaugura o mais moderno depósito de urnas do país

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) inaugurou, na manhã desta sexta-feira (13), o seu novo Depósito de Urnas Eletrônicas, instalado no Fórum Eleitoral de Teresina Juiz Francisco de Sousa Martins, localizado na Av. Marechal Castelo Branco, 1377, bairro Ilhotas. Também foram feitas homenagens a personalidades da Justiça Eleitoral Piauiense que passarão a dar nome para estruturas e projetos do TRE-PI.



Na ocasião, o ex-servidor do TRE-PI, José Arimatéia Ferreira, foi homenageado e passou a dar nome ao Depósito de Urnas. Também foi feita a atribuição de nomes ao Auditório do Fórum Eleitoral, Biblioteca Virtual e Cartório Móvel do TRE-PI que agora passam a se chamar, respectivamente, Auditório Desembragador Álvaro Brandão Filho, Biblioteca Desembargador Antônio Almeida Gonçalves e Cartório Móvel José Moacir Leal.



Compuseram a mesa de honra o presidente do TRE-PI, Desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho; demais membros da Corte Eleitoral; Diretor-Geral; o Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Sebastião Ribeiro Martins; o Presidente da Associação de Magistrados Piauienses, Dr. Leonardo Brasileiro; a Vice-Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem de Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), Dra. Isabelle Marques Sousa; Secretários e servidores do Tribunal, além de familiares dos homenageados e amigos.



Batizado de Depósito de Urnas Eletrônicas José Arimateia Ferreira em homenagem ao servidor do TRE-PI precocemente falecido e de conduta exemplar e querido por seus colegas, o local tem capacidade para armazenar 10.894 urnas eletrônicas que são utilizadas em todas as Eleições realizadas no Estado, além de sediar as audiências públicas de geração de mídias, carga, lacre e auditorias realizadas no período eleitoral.



O novo depósito de Urnas é um dos mais modernos do país e dotado de tecnologia que garante a segurança das urnas eletrônicas através da implantação do sistema RFID que permite a leitura das urnas cadastradas no TRE-PI através de código de barras, identificando assim a sua localização. Essa é só uma das medidas adotadas pela atual gestão do TRE-PI com vistas a garantir protocolos que garantam a segurança e atestem a confiabilidade das Urnas Eletrônicas.

 

As ações são essenciais em um momento em que a Justiça Eleitoral tem sido objeto de críticas infundadas sobre a confiabilidade da urna eletrônica, colocando em questionamento todo um sistema eleitoral eletrônico que há mais de 20 anos tem funcionado com lisura e credibilidade, além de combater uma gama infundada de notícias inverídicas e contribuindo para a desinformação da sociedade através da difusão de fakenews. Durante as Audiências de preparação das Urnas Eletrônicas de 2020, a população terá acesso livre ao depósito para a atestar todo o processo realizado com eficiência e seriedade pelos servidores da Justiça Eleitoral.

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Icone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido