TRE-PI e Agência Lupa promovem curso online de combate à desinformação com foco nas eleições

Curso "Democracia Digital - Eleições 2020" visa articular Tribunais, organizações da sociedade civil, meios de comunicação e cidadãos no combate a notícias falsas em ano eleitoral e no contexto da pandemia de coronavírus

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, através da Escola Judiciária Eleitoral do Piauí - EJE/PI, promoverá o evento online denominado "Democracia Digital - Eleições 2020", no dia 15 de julho (quarta-feira), com o objetivo de conscientizar, educar e ajudar no combate aos processos de desinformação em massa nas próximas eleições municipais e é uma parceria entre Agência Lupa, o Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), com a colaboração do TRE/PI e a participação da OAB.

O evento será dividido em dois momentos, com inscrições distintas e número de vagas limitado:

PARTE 1 - MANHÃ - Talk Show (9h30 às 11h30) 150 vagas

Em forma de talk show, a jornalista Petria Chaves vai conduzir o debate online “Como o combate à epidemia da desinformação sobre o novo coronavírus pode nos ajudar na preparação para as próximas eleições municipais?”. O objetivo desse espaço é discutir e buscar os principais aprendizados decorrentes da crise de desinformação relacionada ao novo coronavírus para se preparar para o enfrentamento da desinformação no contexto das eleições municipais.

Esta edição conta com especialistas no assunto das equipes IT&E, Agência Lupa e MCCE e também de representantes convidados do TRE-PI, da OAB-PI e da Procuradoria Regional Eleitoral do Piauí.

Link do talk show:

https://www.sympla.com.br/democracia-digital-eleicoes-2020---edicao-piaui-talk-show-online-sobre-combate-a-desinformacao__895619

PARTE 2 - TARDE - Oficina de Checagem Lupa (14h às 16h) 80 vagas

A iniciativa faz parte do programa "Democracia Digital - Eleições 2020", realizado pela Agência Lupa, pelo Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) e o pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Piauí para conscientizar, educar e ajudar no combate aos processos de desinformação em massa nas próximas eleições municipais.

O objetivo do programa é construir uma rede articulada e mobilizada para combater a desinformação durante o processo eleitoral, com a participação de públicos estratégicos e com o apoio dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), organizações da sociedade civil, meios de comunicação e cidadãos em todos os estados brasileiros.

Link da Oficina de Checagem Lupa:

https://www.sympla.com.br/oficina-lupa---democracia-digital---tre-pi__889513

INSCRIÇÕES:

Informação importante: Você pode participar do evento em apenas um dos turnos, ou em ambos. As inscrições são independentes, mas obrigatórias. Portanto, caso queira participar nos turnos manhã e tarde, deve fazer duas inscrições distintas.

Para fazer sua inscrição, basta acessar no link correspondente a cada um dos eventos (manhã e tarde) e, no campo direito da tela, clicar na opção "ingressos", inserir a quantidade "1", e continuar. Em seguida, você será direcionado para preencher os seus dados pessoais, e informar, ao final, o e-mail onde receberá o "ingresso" (nesse caso, o ingresso será o link para acessar a página de acesso ao evento on-line, na data programada).

Logo após a inscrição, um e-mail será enviado ao participante, com o link que deve ser acessado para participação no horário marcado para o evento.

Esclareço que não será gerado ingresso, porque não é evento presencial, basta acessar o link que será enviado por email, juntamente com a confirmação da inscrição.

Em caso de dúvidas o interessa poderá entrar em contato com a EJE-PI através do email: eje@tre-pi.jus.br


Fonte: EJE e Agência LUPA

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido