Eleições 2020: Saiba quais são as funções do Vereador

Serão eleitos mais de 50 mil vereadores em 5.568 municípios dos 26 Estados e Distrito Federal

Serão eleitos mais de 50 mil vereadores em 5.568 municípios dos 26 Estados e Distrito Federal

Os mais de 148 milhões de eleitores brasileiros irão às urnas nos dias 15 e 29 de novembro deste ano para eleger ou reeleger prefeitos e vereadores para os 5.568 municípios do País, que tomarão posse em 1º de janeiro de 2021 para um mandato de quatro anos, até dezembro de 2024.

De acordo com a Constituição Federal, cabe ao vereador elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as normas a serem aplicadas no município, principalmente sobre matérias que envolvam impostos municipais, educação municipal, linhas de ônibus e saneamento, entre outros temas da cidade. Entre essas leis, também está a Lei Orçamentária Anual, que define como deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.

A palavra “vereador” vem do vocábulo “verea”, forma arcaica portuguesa de vereda ou caminho. Sendo assim, o vereador é aquele que vereia ou orienta o caminho, ou seja, ele é a ligação entre o povo e seu governo. Uma das missões do vereador é ouvir o que os eleitores querem para, então, propor e aprovar esses pedidos na respectiva Câmara Municipal, além de fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática. Por isso, é importante que o eleitor acompanhe a atuação do vereador ao longo do mandato para verificar se o trabalho está sendo bem desenvolvido.

Para isso, é fundamental que os cidadãos - eleitores assistam e participem das sessões legislativas das Câmaras Municipais e conversem com os vereadores nas ruas e em seus gabinetes. É dever deles manter um canal de diálogo aberto para seus eleitores. Eventuais irregularidades podem ser denunciadas ao Ministério Público, a quem cabe fiscalizar o poder público.

A fiscalização também é uma das atribuições do vereador, que tem o poder e o dever de fiscalizar a administração do prefeito, cuidando da aplicação dos recursos e observando o orçamento e a boa aplicação e gestão do dinheiro público.

Salários e Número de Vereadores nas Câmara Municipais

O total de vagas para a Câmara de Vereadores depende do tamanho da população de cada cidade. O salário dos vereadores segue a mesma lógica, ou seja, em cidades pequenas, de até 10 mil pessoas, os salários devem ser no máximo 20% do salário de um deputado estadual daquele estado. O percentual aumenta de acordo com o número de habitantes, até chegar a 75%, no caso das cidades com mais de 500 mil habitantes. As regras estão dispostas no artigo 29, inciso VI, da Constituição Federal, que estabelece também o mínimo de nove e o máximo de 55 vereadores numa Câmara Municipal, obedecendo ao critério de proporcionalidade em relação ao número de habitantes.

Quem pode se candidatar?

O cidadão com nacionalidade brasileira; maior de 18 anos; alfabetizado; com certificado de reservista – no caso dos homens; estar em dia com a Justiça Eleitoral, com título de eleitor na cidade em que pretende concorrer, transferido para lá até seis meses antes da eleição, além de estar filiado a um partido político.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral com adaptações do Serviço de Imprensa e Comunicação Social – IMCOS/TRE-PI