Abril Indígena: Justiça Eleitoral em prol da cidadania dos povos originários

Mostra fotográfica e ciclo de palestras debate participação indígena nas eleições e na sociedade

Mostra fotográfica e ciclo de palestras debate participação indígena nas eleições e na sociedadeAbril Indígena: Justiça Eleitoral em prol da cidadania dos povos originários

A Justiça Eleitoral tem papel fundamental para garantir a disponibilização dos meios que propiciem a todas as cidadãs e todos os cidadãos, incluindo-se os povos indígenas, o exercício da cidadania por meio do voto, e a participação ativa de todos os momentos de uma eleição e do cenário político do país.

No mês em que se celebra o Dia do Indígena, 19 de abril, a Justiça Eleitoral promove ações para associar sua imagem a uma agenda de visibilidade dessa parcela da população.

No próximo dia 18 de abril será aberta a exposição fotográfica: Eleições e Povos Indígenas, destacando as iniciativas que levam os serviços da Justiça Eleitoral aos indígenas, especialmente aos habitantes em localidades de difícil acesso, preparada em conjunto pelas Secretarias de Comunicação e Multimídia (SECOM) e de Gestão da Informação e do Conhecimento (SGIC), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em conjunto com Regionais que tem um eleitorado mais expressivo dessa população.

Um dos destaques da exposição retrata uma operação montada com o TRE-Amazonas em 2021, para a instalação de Zona Eleitoral em área indígena no Vale do Javari, na fronteira com o Peru. A ação resultou em um documentário produzido pela SECOM do TSE, o: Seção 37: a urna chega ao povo Marubo, que está disponível no canal do TSE no YouTube.

Os indígenas são parte da população brasileira que, não raramente, são estereotipados ou ignorados nas discussões políticas e eleitorais. Com essa iniciativa da mostra fotográfica a Justiça Eleitoral pretende aumentar a conscientização sobre a diversidade cultural do Brasil e sua representação no processo eleitoral.

Ciclo de Debates

A Justiça Eleitoral também vai realizar o ciclo de debates: “Abril Indígena da Justiça Eleitoral", no dia 26 de abril, na sede do TSE, em Brasília - DF.

O evento integra os trabalhos da Comissão de Promoção da Participação Indígena no Processo Eleitoral, que completa um ano de criação.

O objetivo do encontro é abordar a inclusão e a participação dos povos indígenas no processo eleitoral, refletindo sobre os desafios e esforços empreendidos pela Justiça Eleitoral, para estimular as candidaturas de indígenas, aumentando a representatividade política dessa etnia.

As inscrições para o ciclo estão abertas para toda a sociedade e podem ser feitas diretamente na plataforma de eventos do Portal do TSE.

Fonte e arte: TSE com adaptações do Serviço de Imprensa e Comunicação Social - IMCOS/TRE-PI

TP/LC, DM-TSE

Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI

Acesso rápido