Vídeo no YouTube explica como tirar o título de eleitor com apenas dois documentos

Série de vídeos disponibilizados em uma playlist no canal do TSE na plataforma traz dicas para acesso a serviços on-line da Justiça Eleitoral

Vídeo playlist YouTube como tirar o título com dois documentos em 18.03.2022

O prazo final para tirar o título de eleitor a tempo de votar nas Eleições Gerais de 2022 está perto. Dia 4 de maio termina o período para alistamento e regularização eleitoral, e quem não estiver quite com a Justiça Eleitoral não vai poder votar no pleito, marcado para 2 de outubro.

Para ajudar quem ainda não resolveu essa pendência, o jornalista Henrique Amaral explica neste vídeo que dá para fazer tudo isso pelo Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na plataforma Título Net, de forma simples e gratuita, com apenas dois documentos: comprovante de residência e documento oficial com foto. Homens em idade militar também precisam do comprovante de quitação do serviço.

O vídeo integra uma playlist especial no canal do TSE no YouTube, lançada em fevereiro, que demonstra o passo a passo para acessar e utilizar uma série de serviços gratuitos que são disponibilizados no Portal do Tribunal na internet. O material é produzido pela Coordenadoria de Audiovisual da Secretaria de Comunicação da Corte Eleitoral.

Desde a estreia da playlist, já foram divulgados três vídeos, sempre com a proposta de mostrar em detalhes os serviços gratuitos da Justiça Eleitoral que podem ser feitos on-line. O quarto vídeo explica, em pouco mais de um minuto, que quem não tirou o título ainda pode acessar os sites do TSE ou dos Tribunais Regionais Eleitorais para regularizar a situação.

Semanalmente, o TSE disponibilizará novos vídeos com orientações sobre como verificar a situação do título, consultar o status cadastral e quitar pendências com a Justiça Eleitoral, entre outros temas.

Passo a passo para tirar o título

Para emitir de maneira on-line a primeira via do título eleitoral, basta acessar o sistema Título Net. Prepare o celular, pois você vai precisar dele para tirar selfie e comprovar a identidade.

Depois de confirmar o estado em que mora, você será redirecionado para a página seguinte, que indica os documentos que deverá ter em mãos para dar andamento à solicitação. São eles: fotografia segurando um documento oficial de identificação brasileiro; comprovante de residência atualizado; e certificado de quitação de serviço militar (para homens de 18 a 45 anos que ainda não tenham título eleitoral).

Depois, é só informar os dados de identificação. No menu “Título de eleitor”, busque pela opção “Não tenho”, preencha os campos indicados pelo sistema e siga para a próxima tela. Em “Requerimento – Dados pessoais”, complete as informações restantes e anexe as fotografias solicitadas pelo sistema. É nessa fase que pessoas transexuais ou travestis poderão indicar se desejam utilizar o nome social no título de eleitor.

Acompanhe o requerimento

Completadas as etapas anteriores, você deve aguardar a análise do pedido pela Justiça Eleitoral. O processo também pode ser acompanhado pela internet. Para isso, basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.

Após o processamento dos dados, se não houver qualquer pendência, é só baixar o aplicativo e-Título no celular ou tablet e utilizar a versão digital do documento, dispensando-se o título em papel. O download do app é gratuito e pode ser feito na Google Play e na App Store. O aplicativo funciona tanto no sistema operacional Android quanto no iOS.

Fonte: TSE

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido