TRE-PI informa 3º evento do Programa Nacional de Prevenção a Corrupção
...

A Coordenadoria de Controle de Auditoria Interna – COCIN, do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) informa a realização do terceiro evento de capacitação 2022, referente ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção – PNPC, nesta quinta-feira (18), às 10h, com transmissão, ao vivo, pelo canal do Tribunal de Contas da União, no YouTube, canal do TCU no Youtube
O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pelo site abaixo:
A iniciativa tem o objetivo de estimular a criação de processo de gerenciamento de riscos e mecanismos de controle interno para a prevenção e o combate à fraude e à corrupção.
Os controles preventivos serão o tema dos debates visando levar ao conhecimento dos participantes a importância das boas práticas relacionadas à prevenção da corrupção, tais como: sistema de decisões com poderes balanceados e segregação de funções, plano de combate à fraude e à corrupção, práticas de gestão de recursos humanos e de relacionamento com terceiros, instituição de processo de gerenciamento de riscos e mecanismos de controle interno para a prevenção e o combate à fraude e à corrupção.
Os debates abordarão a experiência de participantes do PNPC que já implementaram algumas boas práticas, enfatizando como o programa auxiliou no alcance desses resultados.
O evento atende ao compromisso de levar aos participantes conhecimento e informações sobre as melhores práticas de gestão e governança para o enfrentamento da corrupção de maneira simples e direta, para auxiliar as organizações a
implementarem estruturas e medidas que melhorem o ambiente e a cultura organizacional.
A segunda etapa do programa contará ainda com mais dois eventos ao longo do ano, que serão divulgados e detalhados oportunamente.
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) integra o Programa Nacional de Prevenção a Corrupção – PNPC, compondo a Rede de Controle do Estado do Piauí, tendo como seus representantes na entidade, o Juiz Auxiliar da Presidência do tribunal, Valdemir Ferreira Santos, e como seu substituto, a Coordenadora de Controle Interno e Auditoria do TRE-PI, Iracema Lobo Lima.
O Programa
O PNPC tem o objetivo de contribuir para a redução dos níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.
O programa conta com a participação ativa de mais de nove mil organizações públicas das três esferas e dos três poderes, o que representa quase 60% das organizações públicas de todo o país. Essas organizações fizeram o autodiagnóstico oferecido pelo sistema e-Prevenção e mapearam os riscos e as vulnerabilidades à ocorrência de fraude e corrupção, preparando as bases para implementação das melhores práticas de prevenção à corrupção.
O programa é executado pelas Redes de Controle dos Estados, com o patrocínio do TCU e da CGU e apoio da ATRICON, da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios - ABRACOM, do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas-CNPTC, do CONACI e da Confederação Nacional de Municípios – CNM.
No Piauí
No Estado do Piauí, o programa é conduzido por Grupo de Trabalho composto pelas seguintes instituições: TCU, CGU, Tribunal de Contas do Estado do Piauí -TCE-PI, Controladoria Geral do Estado do Piauí -CGE-PI, Ministério Público do Estado do Piauí -MPPI, Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Tribunal de Justiça do Estado do Piauí -TJ-PI e Corregedoria Geral de Justiça do Piauí.
Também apoiam o PNPC no Estado, a Controladoria Geral do Município de Teresina -CGM, a Associação Piauiense de Municípios -APPM e a União das Câmaras Municipais do Estado do Piauí.
Conheça mais o PNPC acessando o portal em http://www.rededecontrole.gov.br/.
Fonte: Coordenadoria de Controle de Auditoria Interna – COCIN/TRE-PI
Foto: PNPC
D.B.