Campanhas da Justiça Eleitoral para conscientização do público tiveram sucesso em 2020

As mídias sociais do TRE-PI ganharam destaque na veiculação das campanhas de informação ao eleitor

                                                                                                ...Campanhas da Justiça Eleitoral para conscientização do público tiveram sucesso em 2020

O ano de 2020 foi um dos mais desafiadores da história recente, e para a Justiça Eleitoral não foi diferente. Afinal, a realização das Eleições Municipais de 2020 era uma missão que deveria ser levada a cabo dentro do contexto da pandemia de Covid-19. Para alcançar esse objetivo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contou com colaborações importantes para as campanhas de conscientização do público, que foram veiculadas ao longo deste ano.

Foram, ao todo, seis campanhas, sobre os seguintes temas: “Mesários”, com a participação do médico Dráuzio Varella; “Combate à desinformação”, com a colaboração do biólogo Átila Iamarino; “Mais jovens na política”, com o slogan “Nunca é tarde para fazer a diferença”; “Cuidados sanitários”, com o médico Roberto Kalil; “Mais mulheres na política”, com a participação da atriz Camila Pitanga; e “Voto consciente”, com a participação do comentarista político Caio Coppola e da advogada Gabriela Prioli.

O resultado das campanhas foi excelente. Uma, em particular, pôde ser verificada em números: em 2020, foi registrado um recorde de alistamentos de mesários voluntários. Apesar de todas as restrições impostas pelas questões de segurança sanitária em razão da Covid-19, mais de um milhão e meio de mesários atuaram nas eleições, dos quais mais de 915 mil – ou 57,5% – apresentaram-se voluntariamente para o serviço. Em vários estados foram registrados recordes históricos na procura pelo voluntariado.

Gestão do TRE-PI

A gestão do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) apoia o uso das mídias digitais pela instituição. “O objetivo das campanhas é deixar cada vez mais o eleitor consciente da sua importância no processo eleitoral. Com essa conscientização, todos ganham e a democracia fica cada vez mais fortalecida”, afirma o Diretor-Geral do TRE-PI, Ronaldo Maique Araújo Braga.

No Piauí, as campanhas foram planejadas pelo Serviço de Imprensa e Comunicação Social (IMCOS), unidade vinculada à Presidência do TRE-PI, que também realizou diversas campanhas regionais de informação e orientação ao eleitor.

“Cada vez mais alcançamos as metas de comunicação alinhadas às orientações do TSE e do CNJ”, afirma o chefe da IMCOS, Deimyson Alcântara. “Tentar traçar um diálogo fluido, direto e transparente entre a Justiça Eleitoral do Piauí e os eleitores é um desafio diário para a nossa unidade de comunicação”, afirmou o servidor.

Para o Presidente do TRE-PI, Desembargador José James Gomes Pereira, o trabalho das assessorias de comunicação é muito importante. “Elas funcionam como uma porta de acesso do cidadão às informações que devem ser disponibilizadas pelas instituições públicas, como forma efetivar os ditames constitucionais de publicidade e transparência no trato da coisa pública”, asseverou o Desembargador.

Metas de gestão do TSE

As campanhas atenderam aos objetivos que o ministro Luís Roberto Barroso estabeleceu para a sua gestão à frente do TSE. Em seu discurso de posse, ele apontou o incentivo à participação dos jovens na política, o empoderamento feminino e o voto consciente como as grandes metas na Presidência da Corte Eleitoral.

Na ocasião, Barroso destacou que é preciso despertar no eleitorado a compreensão de que o voto não é um dever que se cumpre com resignação, e sim uma oportunidade de moldar o país e mudar o mundo. “Votar consciente é guardar o nome do seu representante, acompanhar seu desempenho e só renovar seu mandato se ele continuar merecedor de confiança. Numa democracia verdadeira, não existem nós e eles. Eles são aqueles que nós colocamos lá”, advertiu.

Conheça todas as campanhas publicitárias do TSE em 2020.

Fonte: TSE/TRE

D.A./D.B.

Acesso rápido