TRE-PI presente no 3º Mutirão Interinstitucional PopRuaJud

...

Foto anexa a notícia pop rua
3º PopRuaJud

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) participou na manhã desta sexta-feira (27/06), no Liceu Piauiense, do 3º Mutirão Interinstitucional PopRuaJud, 1ª edição de 2025. O evento organizado pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) teve como objetivo concretizar as diretrizes prevista no art.36-B, I, da Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 425/2021, consubstanciada na realização semestral de mutirão de cidadania. Além do TRE-PI e TJ-PI estiveram também presentes vários órgãos do Poder Judiciário no Piauí como Justiça Federal, Tribunal Regional do Trabalho 22ª Região e outros.

Autoridades do TRE-PI presentes no evento: Desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral; Desembargadora Lucicleide Pereira Belo, membro substituta da Corte; Juíza Maria Luíza de Moura Mello e Freitas, membro titular da Corte; Juíza Keylla Ranyere Lopes Teixeira Procópio, membro substituta da Corte; Juíza auxiliar da Corregedoria e Ouvidora da mulher, Melissa de Vasconcelos Lima Pessoa; Juíza Auxiliar da Presidência, Maria Célia Lima Lúcio; Ex-integrante da Corte Eleitoral piauiense e atual Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão e o juiz Luiz de Moura Correia, titular da 90ª Zona Eleitoral sediada em Simplício Mendes-PI.

Ao fazer uso da palavra, durante a abertura da solenidade, o vice-presidente e Corregedor do TRE-PI, desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas disse que naquele momento queria apenas reafirmar o compromisso do TRE-PI com essa grande política de integração social e de resgate da dignidade da cidadania. Ele afirmou ser uma demonstração de envolvimento de todo sistema de justiça do país que consciente dessa realidade resolveu dar também a sua contribuição.

Já faz algum tempo que o Judiciário saiu das quatro paredes e foi ao encontro da sociedade, e mais uma vez eu digo e reafirmo, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí é também parceiro e a gente tá empenhado na realização dessa política”, concluiu.

Fez também uso da palavra a Juíza Maria Luíza de Moura Mello e Freitas que no início de sua fala agradeceu o convite e parabenizou a todos pela iniciativa e pela organização do evento e por esse compromisso coletivo. Segundo ela, para uma justiça mais humana e transformadora que é a justiça restaurativa ao reunir tantas instituições do sistema de justiça emovimentos sociais é possível construir novos caminhos de escuta, reparação e responsabilização com base no respeito e na dignidade de cada pessoa.

A justiça restaurativa nos convida a superar lógicas fragmentadas para abraçar práticas que valorizam o diálogo, a corresponsabilidade e o cuidado com o outro e essa construção não se faz sozinha ela exige alianças firmes, escutativas e reconhecimento dos saberes”, pontuou.

O Centro Pop, conhecido por ser um espaço de acolhimento e apoio à população em situação de rua, é o local onde as atividades foram concentradas ao longo do dia e desta vez na quadra de esportes do Liceu. O mutirão é uma oportunidade para que essas pessoas tenham acesso a serviços essenciais da Justiça Eleitoral como atendimento a eleitoras e eleitores sem dados biométricos, garantindo sua participação nos processos democráticos e oferecendo suporte para a melhoria de sua condição social.

O evento foi uma iniciativa que visa promover a inclusão social e política de uma das populações mais vulneráveis da sociedade atuando de forma integrada com diversas entidades e órgãos públicos. O PopRuaJud desenvolve ações voltadas à garantia os direitos das pessoas em situação de rua, buscando assegurar que todos tenham acesso à cidadania plena por meio de iniciativas como mutirões e campanhas de conscientização. O PopRuaJud não só facilita o acesso aos serviços eleitorais, como também contribui para a formação de políticas públicas que respeitem e atendam às necessidades dessa população.



Fonte: Comitê Pop Rua

Elaboração e Publicação da notícia: Xavier Filho (IMCOS)

Foto: Crédito TRE-PI

Siga nossas redes sociais: @trepiaui

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107-9828 / 2140-9185
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta-feira
Sede e Cartórios Eleitorais:  07 às 13h
Protocolo: 07 às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-PI coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional e navegador), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir a melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.