Centro de Memória Eleitoral - CEMEL

O Espaço Memória da Justiça Eleitoral foi instalado em 17 de dezembro de 1999, no edifício-sede do TRE – PI, inicialmente, em um espaço dentro da área onde se encontra a Biblioteca "Des. Cristino Castelo Branco".

Atualmente dispõe de sala própria em local de destaque no 3º andar do edifício – anexo I do TRE – PI, localizado na Pça. Des. Edgar Nogueira, S/N Centro Cívico - Bairro Cabral. Cuida-se de ação regional, sob a responsabilidade de comissão permanente constituída pela Portaria nº 431/05 – PRES., e que integra, atualmente, o programa nacional de resgate e divulgação da Memória da Justiça Eleitoral instituído pelo TSE, por meio da Portaria nº 538/2004, da Diretoria Geral, cuja finalidade é recuperar, preservar, manter e divulgar a História da Justiça Eleitoral, destacando a evolução do processo eleitoral e a importância das mudanças introduzidas e o papel da Justiça Eleitoral na consolidação da democracia.

Possui um acervo de objetos e documentos catalogados e expostos em espaço aberto à visitação pública e disponibilizados na Intranet e Internet.

Encontra-se em fase de execução a digitalização de documentos históricos para disponibilização paulatina na rede mundial de computadore.

Saiba mais:

Visite o Espaço Memória do TRE-PI
Endereço: Praça Des. Edgar Nogueira, s/nº CEP - 64000-830 - Teresina - Piauí
Telefone: (86) 2107 - 9796
E-mail: nucleo.memoria@tre-pi.jus.br