Teófilo Rodrigues é empossado pelo TRE-PI na categoria de juiz de direito

- - -

Foto referente a sessão virtual de posse do juiz Teófilo
Sessão virtual

Em Sessão Solene realizada por videoconferência na tarde desta segunda-feira (03), tomou posse o Dr. Teófilo Rodrigues Ferreira, no cargo de juiz Membro da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), na categoria de juiz de direito, para o biênio 2020/2022, em substituição ao juiz Antônio Soares dos Santos, cujo mandato terminou em 31/07/20. Teófilo Rodrigues foi eleito para o cargo em votação realizada em 29/06/20 pelos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI).

Bacharel em direito e em ciências econômicas pela Universidade Federal do Piauí e com especialização em Processo Penal pela Universidade Federal do Ceará, Dr. Teófilo Rodrigues Ferreira, atualmente, é juiz titular da 3ª Vara Cível de Teresina-PI.

Nomeado para o cargo de Juiz de Direito Adjunto do Estado do Piauí, em 09 de março de 1987, o magistrado já atuou em diversas Comarcas dos seguintes municípios: Elesbão Veloso, Capitão de Campos, Angical do Piauí, Buriti dos Lopes e Castelo do Piauí.

Como juiz eleitoral ele prestou serviço nas seguintes Zonas do Estado do Piauí: Elesbão Veloso (48ª), Angical (84ª), Capitão de Campos (71ª), Buriti dos Lopes (33ª), Castelo do Piauí (34ª), Demerval Lobão (54ª), Regeneração (43ª), Teresina (1ª, 2ª e 63ª), Alto Longá (42ª), Itaueira (72ª), São Miguel do Tapuio (39ª), Socorro do Piauí (73ª), Várzea Grande (82ª), Arraial (77ª), São Pedro do Piauí (30ª), São Gonçalo do Piauí (70ª), União (16ª), Monte Alegre do Piauí (94ª), Porto (49ª), Água Branca (52ª), Amarante (8ª), Piripiri (11ª), Pedro II (12ª), Altos (32ª), Batalha (45ª), Beneditinos (47ª), Monsenhor Gil (58ª) e Nossa Senhora dos Remédios (86ª).

Além de todos os juízes membros do Tribunal e do Procurador Regional Eleitoral, Leonardo Carvalho Cavalcante de Oliveira, marcaram presença na solenidade virtual de posse as seguintes autoridades: Dr. Antônio Lima Bacelar, representando o governador do Piauí; Desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí; Desembargador Olímpio José Passos Galvão, membro substituto desta corte eleitoral; Deputado Themístocles Sampaio Pereira Filho, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí; Deputado Federal, Merlong Solano; Procurador do Município, Dr. Raimundo Eugênio Santos Rocha, representando o prefeito de Teresina-PI; Vereador Luis André de Arruda Monte Alverne, representando o presidente da Câmara Municipal de Teresina-PI; Dr. Leonardo Brasileiro, presidente da Associação dos Magistrados Piauiense; Dr. Celso Barros Coelho Neto, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Piauí; Dr. Paulo Roberto de Araújo Barros, juiz auxiliar da presidência do TRE-PI; Dr. Valdemir Ferreira Santos, juiz auxiliar da Corregedoria Eleitoral do Piauí; Dr. Jonas Moura, presidente da Associação Piauiense de Municípios; e o Dr. Ronaldo Maique Araújo Braga, diretor geral do TRE-PI.

A Sessão Solene on-line foi conduzida pelo presidente do TRE-PI, Desembargador José James Gomes Pereira, que no início designou o Juiz Aderson Antônio Brito Nogueira, membro da corte do Tribunal, para proferir o discurso de boas vindas ao mais novo titular da Corte Eleitoral piauiense.

Em seu discurso, Dr. Aderson pontuou que se sentia honrado com a incumbência de saudar o Dr. Teófilo em nome do colegiado e que o ilustre magistrado empossado é homem de fala tranquila e elegeu a ciência jurídica como meta a ser perseguida e conquistada na sua vida.

Ele finalizou o seu discurso dando votos de boas vindas ao nobre colega desejando-lhe felicidades e pleno sucesso no exercício da honrosa função, especialmente para que juntos com os demais pares e servidores do tribunal e contando com a participação dos demais atores dentro do processo: membro do Ministério Público Eleitoral e advogados possam aperfeiçoar cada vez mais a prestação jurisdicional.

Em seguida, o presidente do TRE-PI passou a palavra para o empossado que iniciou o seu discurso saudando todos os membros que compõem a corte eleitoral piauiense bem como todas as demais autoridades presentes na sessão solene virtual. Ele saudou também todos os servidores do TRE-PI na pessoa da servidora Yara Rodrigues.

Continuando, o empossando agradeceu a Deus por este importante momento em sua vida profissional e pessoal bem como as palavras do Dr. Aderson, afirmando a grande responsabilidade de suceder o dedicado e vocacionado colega e amigo juiz Antônio Soares que deixou o registro de importantes votos de participações nas diversas decisões durante o seu biênio neste tribunal com equilíbrio, bom senso e dinamismo, seu maior legado. “Minhas homenagens portanto, Sr. presidente, ao Dr. Soares pelo grande trabalho realizado”, pontuou.

Antes de concluir o seu discurso, o novo membro da corte eleitoral do Piauí agradeceu a todos os Desembargadores que participaram da sessão administrativa do dia 29/06/20 e que decidiram pela indicação do seu nome para compor a corte Regional Eleitoral do Piauí, bem como aos dirigentes do TRE-PI, Desembargadores José James e Erivan José da Silva Lopes, pelo importante apoio na indicação do seu nome.

No final, de forma especial, ele agradeceu o imprescindível apoio e incentivo para alcançar o êxito da sua indicação ao eminente e fraterno amigo de várias décadas desde a época em que eles estudaram na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Piauí, Desembargador Olímpio José Passos Galvão.

Após o encerramento da solenidade de posse do Dr. Teófilo o presidente do TRE-PI deu continuidade aos trabalhos da corte para proceder o julgamento de 2 processos administrativos e 10 recursos eleitorais relacionados na pauta judiciária ordinária nº 68/2020.

 

F.X.F

 

Fonte: Serv. de Imp. e Com. Social TRE-PI

Visite nossas redes sociais: @trepiaui

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido