TRE-PI inaugura nesta segunda (10) o novo Fórum Eleitoral de Teresina

A obra teve início em janeiro de 2016 e foi idealizada pelo Des. Edvaldo Moura quando presidente do TRE-PI.

Foto externa do novo fórum eleitoral de Teresina-PI
Novo Fórum Eleitoral de Teresina-PI

Com a presença das mais destacadas autoridades do meio jurídico e político piauiense, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) inaugura às 9 horas desta segunda-feira (10), o novo Fórum Eleitoral de Teresina que recebe o nome do juiz Francisco de Sousa Martins.

O homenageado nasceu em Oeiras-PI em 6 de janeiro de 1805. Em 1834 foi eleito juiz de direito daquela comarca. Eleito para deputado geral, foi também presidente das províncias da Bahia, de 10 de dezembro de 1834 a 18 de abril de 1835, e do Ceará, de 3 de fevereiro a 9 de setembro de 1840. O magistrado faleceu em 5 de maio de 1857 na sua província natal.

O novo Fórum Eleitoral de Teresina está situado na Avenida Marechal Castelo Branco, 1377 em frente ao CEFAP, bairro Ilhotas. É um moderno prédio com 4 pavimentos onde abrigará as cinco Zonas Eleitorais da capital e com espaço amplo para funcionamento da Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) dando, assim, maior conforto e comodidade aos cidadãos e cidadãs que procuram os serviços da Justiça Eleitoral.

Conta, também, com espaço para depósito de urna eletrônica, almoxarifado, auditório com capacidade para 250 pessoas e arquivo geral para os cinco Cartórios Eleitorais além de espaço para abrigar mais 3 (três) Zonas Eleitorais, caso aja a necessidade futura de criação de novas zonas.

O Fórum Eleitoral de Teresina ocupa uma área construída de 4.266,19 m², cuja construção resultou em um imóvel moderno e funcional, instalado em área nobre da capital de fácil acesso que vai proporcionar aos servidores da Justiça Eleitoral melhores condições de trabalho.

O presidente do TRE-PI, Desembargador Sebastião Ribeiro Martins, esclarece que a obra do novo Fórum foi idealizada pelo Desembargador Edvaldo Pereira de Moura, quando presidente do TRE-PI, tendo como vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral do tribunal, o Desembargador Joaquim Dias de Santana Filho, a quem coube a continuação das obras ao assumir a presidência do TRE-PI no biênio 2016-2017.

 

Fonte: Serv. de Imp. e Com. Social TRE-PI

Siga nossas redes sociais: @trepiaui