Estudantes de Direito da UFPI visitam o TRE-PI e acompanham preparativos para as eleições

Estudantes de Direito da UFPI visitam o TRE-PI e acompanham preparativos para as eleições_23.09

tre_pi_eje_23.09

Estudantes do curso de Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), visitaram o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), na última quinta-feira (22), para observarem práticas inerentes ao processo eleitoral. Os alunos fazem parte do projeto Agentes da Cidadania, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral do Piauí (EJE-PI). A programação da visita envolveu a participação na sessão de julgamento, acompanhamento de cerimônia de geração de mídia e coleta de informações sobre o funcionamento e a segurança da urna eletrônica com profissionais da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-PI.

De acordo com Christiane Bastos, responsável pela EJE-PI, os alunos estão sendo preparados para disseminarem informações nas escolas sobre o processo eleitoral e o exercício da cidadania. "Eles atuarão dentro de um projeto maior que é o Jovem Eleitor na Escola e repassarão informações a estudantes de ensino médio. Observamos que é bem vantajoso pela proximidade de idade que existe entre um jovem que está na universidade e aquele do ensino médio. A linguagem acaba sendo mais acessível."

O coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da UFPI, professor mestre Berto Igor, explicou que os alunos são selecionados através de edital que tem como critério o índice de rendimento acadêmico. "A seleção é pelas notas porque precisamos garantir que sejam alunos mais focados e dedicados", destacou. Ao falar da importância do projeto, Berto Igor disse que a atividade é válida para a formação cidadã e para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na universidade. "Além da atuação deles como cidadãos, em contribuir com as pessoas que tem menos informação, o grande benefício é levar o aluno para a atividade prática para que os estudos não fiquem restritos aos livros e manuais".

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido