TRE-PI lança o Nº 5 de sua Revista Eleições & Cidadania

TRE-PI lança o Nº 5 de sua Revista Eleições & Cidadania

Revista-eleicoes-&-cidadania-2015

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) fez o lançamento, no último dia 08, do Nº 5 da Revista Eleições & Cidadania, por ocasião da Sessão Solene comemorativa aos 70 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral no Piauí.O evento contou ainda com a palestra do professor jurista, jornalista e ex-ministro do TSE Walter Costa Porto sobre o tema: "A Justiça Eleitoral como instrumento de legitimação do processo eleitoral e da democracia representativa”.

Celebrando seu quinto ano de existência, o lançamento da Revista Eleições & Cidadania, traz artigos atuais e relevantes para o Direito Eleitoral, especialmente voltados para a análise de momentos e fenômenos da política praticada no Piauí. Constam da edição especial da revista, os artigos: O babyboom da oligarquia: de como a senda eleitoral reproduz a elite dirigente no Piauí, do Prof. da UFPI Miguel Arraes; A experiência bipartidária piauiense: uma análise da ARENA e do MDB, da mestra pela UFPI, Joana Neta; Modelo político piauiense e as eleições, do Prof. da UFPI Francisco Farias; e Partidos e eleições: considerações acerca do sistema partidário piauiense: 1982-2010, de autoria de Raíssa Melo.

O leitor da revista poderá encontrar ainda jurisprudência selecionada do TRE-PI, sobre temas como abuso de poder político, abuso de poder econômico, recurso contra expedição de diploma, recurso contra registro de candidatura etc.

Para o Des. Des. Edvaldo Pereira de Moura, Presidente do TRE-PI, a diversidade dessas temáticas “possibilita ao eleitor perceber a abrangente atuação dos juízes eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral, no exercício de sua árdua e nem sempre compreendida missão jurisdicional”.

A versão on line (PDF) da Revista Eleições & Cidadania está disponível na página do TRE-PI na internet, no menu Jurisprudência/Publicações/Revistas, ou direto no link http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tre-pi-publicacoes-revista-eleicoes-cidadania-volume-v-ano-2015

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido