TRE-PI desaprova contas de campanha de José Filho

TRE-PI desaprova contas de campanha de José Filho

prestação de contas partidária

Na sessão dessa terça-feira (21), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) desaprovou as contas de campanha de Antônio José de Moraes Filho, candidato a governador do Piauí em 2014.

A Coordenadoria de Controle Interno do TRE-PI constatou várias irregularidades e impropriedades na prestação de contas, as quais não foram sanadas. O candidato não apresentou documentos indispensáveis para a análise das contas, sendo identificado 37 ocorrências de omissão de despesas.

Para o relator da Prestação de Contas, juiz José Wilson Ferreira de Araújo Júnior, considerando que o candidato não conseguiu comprovar a não realização das despesas ou sequer o cancelamento das respectivas notas fiscais junto aos órgãos competentes, não há como aplicar os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade ao caso. “A falha verificada constitui irregularidade de natureza grave, capaz de macular as contas do candidato”, concluiu o Relator.

Constatou-se ainda omissão quanto a despesas com hospedagem e alimentação nas cidades de Picos, Petrolina e São Raimundo Nonato. O candidato não apresentou justificativas nem documentos, o que impossibilita a análise dos recursos arrecadados e dos gastos realizados na campanha, em sua totalidade.

Segundo o juiz José Wilson Ferreira de Araújo Júnior, “é sabido que o objetivo da prestação de contas eleitoral é identificar todos os recursos arrecadados pelo candidato, e as despesas efetuadas para esse fim, com vistas a empregar o maior grau de transparência possível à campanha eleitoral, bem como proporcionar um melhor controle por parte da Justiça Eleitoral”.

Para o Relator, tais omissões constituem irregularidades graves, que impedem a correta apreciação das contas pela Justiça Eleitoral e afetam a confiabilidade das mesmas, consistindo em falhas aptas a gerar a desaprovação das contas do candidato.

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido