Polícia Federal e TRE-PI debatem Plano de Operações Integradas para Eleições 2020

A Polícia Federal (PF) participou de uma reunião de trabalho, por videoconferência, com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) para tratar do Plano de Operações Integradas de Segurança para as Eleições Municipais de 2020.
Durante o encontro foi apresentado aos participantes o Centro Integrado de Operações Nacionais da PF, que atuou nas Eleições Gerais de 2018, e os Centros Integrados Regionais cujas atribuições e procedimentos, no âmbito eleitoral, serão encaminhados ao TRE-PI para análise, aprovação e indicação de um representante do tribunal para integrá-lo. Nesse contexto, também foi debatida a possibilidade de uma interação entre o sistema Pardal, utilizado pela Justiça Eleitoral para o recebimento de denúncias, e o Centro Integrado de Operações Regionais.
Discutiu-se ainda o apoio da Polícia Civil junto aos juízos eleitorais de 1º Grau e um levantamento quanto ao contingente de municípios que já contam com Delegados de carreira, bacharéis em Direito, que possam auxiliar os magistrados na fiscalização da propaganda eleitoral prevenindo ilícitos.
Foi destacado também o apoio permanente da PF na realização do procedimento de auditoria nas urnas eletrônicas de votação da Capital e do Interior, chamado de Votação Paralela, no qual urnas são sorteadas publicamente, dentre todas as Zonas do Estado na véspera do pleito, para serem auditadas no dia das eleições, com participação do público e imprensa. Essas urnas são retiradas lacradas das Zonas, transportadas, guardadas na PF e levadas ao local público de verificação com acompanhamento permanente de agentes da Federal, em todas as eleições desde o emprego da votação eletrônica.
O evento foi aberto pelo Presidente do TRE-PI, Desembargador José James Gomes Pereira, e contou com a participação dos Delegados da PF: Mariana Paranhos Calderon e Alex Silva Chagas; do Juiz Auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) do TRE-PI, Valdemir Ferreira Santos; do Coordenador da CRE, Danilo Carvalho Franco Pereira; da Secretária de Administração, Orçamento e Finanças do TRE-PI, Silvani Maia Resende Santana, do Representante do Grupo de Trabalho dos Mesários (GT-Mesários) do TRE-PI, Hugo Leonardo Ferreira Leite; além de representantes da Diretoria Geral do TRE-PI e dos cartórios eleitorais.
Fonte: Serviço de Imprensa e Comunicação do TRE-PI
D.B./D.A.