TRE-PI treina seus policiais judiciais para atuação nas Eleições 2026
Capacitação feita no CNJ em Brasília – DF conta com a participação do jurista integrante da Corte Eleitoral, Daniel Eufrásio, presidente da Comissão Permanente de Segurança do TRE-PI

O presidente da Comissão Permanente de Segurança do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Daniel Eufrásio de Sousa Alves, jurista integrante da Corte Eleitoral deste Tribunal e o servidor do TRE-PI, Zoel de Castro Rosa, agente de polícia judicial, participaram do curso: “Segurança dos Tribunais e Pessoas durante as Eleições”, realizado nesta segunda-feira (13/4), na Academia Nacional de Polícia Judicial – ANPJ, em Brasília – DF, pelo Departamento Nacional de Polícia Judicial – DNPJ.

A capacitação buscou aprimorar o desempenho dos policiais judiciais, especialmente neste ano eleitoral, por meio de atividades teóricas e práticas, frente aos eventuais riscos durante as diversas etapas do calendário eleitoral, quando há um maior fluxo de pessoas nas unidades judiciárias, cartórios, fóruns eleitorais e sede dos tribunais em virtude do transcurso das etapas do calendário eleitoral como fechamento do cadastro eleitoral, convenções partidárias, registro de candidaturas, propaganda eleitoral, debates, dia da votação, apuração, prestação de contas, diplomação de eleitas e eleitos.
A turma foi composta por profissionais de todos os tribunais regionais eleitorais que compartilharam conhecimento técnico e reafirmaram o compromisso institucional de proteção da democracia.
O conteúdo teve foco em prevenção, gerenciamento de crises e resposta rápida diante do contexto político acirrado e da possibilidade de conflitos, manifestações ou ameaças a autoridades e instalações, capacitando os policiais judiciais a agirem de forma rápida e assertiva.
O treinamento prático abrangeu protocolos de resposta a contatos físicos, identificação de ameaças e métodos pacíficos de mediação de discussões e dissuasão de comportamento agressivo e foi ministrado pelo policial judicial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Antônio Urani.

Também foram praticados o disparo seletivo treinado em cenários de aglomeração e manifestações para garantir a segurança de magistrados, servidores e do público geral e atendimento pré-hospitalar – APH com técnicas e protocolos para assistência imediata a lesões até a chegada de socorro especializado.
Fonte: Conselho Nacional de Justiça e Gabinete de Polícia Judicial e Inteligência - GPJI
Foto: G.Dettmar/CNJ e GPJI/TRE-PI
Mariana Mainenti/Waleiska Fernandes – CNJ
Donardo Borges - COIMCOS/TRE-PI

