Sistema DataCor Eleitoral é apresentado a servidoras e servidores do TRE-PI
Ferramenta complementa o Processo Judicial Eletrônico - PJe permitindo uma melhor extração de relatórios segmentados do acervo processual, aprimorando a prestação jurisdicional

O DataCor Eleitoral, sistema de dados qualificados da Corregedoria Regional Eleitoral - CRE, do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) foi lançado internamente no âmbito desse Regional, na manhã desta segunda-feira (23/6), em reunião por videoconferência.
O evento contou com a participação dos juízos auxiliares da Presidência e da Corregedoria, Gabinetes das Juízas e dos Juízes da Corte Eleitoral, Juízos Eleitorais da Capital e do Interior, Diretoria Geral, Secretarias Judiciária e de Tecnologia da Informação, Núcleos de Garantias e de Assistência Processual ao 1º Grau, Chefias de Cartórios Eleitorais, entre outras unidades, reunindo mais de 100 magistradas/magistrados, servidoras e servidores presentes virtualmente.
A ferramenta, cujo nome deriva da palavra - dados - na linguagem da Informática e a inicial da palavra Corregedoria - Cor -, formando então o nome DataCor, já está disponível para uso na página inicial da intranet do TRE-PI, junto aos ícones do SEI, E-mail Institucional, Espaço do Servidor, PJe, DJe, Diárias, Sessão Plenária, Central de TI e Portal Internet. Em breve será disponibilizado o acesso por login e senha, facilitando o seu manuseio também fora do ambiente da Justiça Eleitoral, pela internet.
O sistema permite uma série de funcionalidades e filtragens envolvendo os todos os processos eleitorais do TRE-PI, estejam eles na secretaria do tribunal ou nos cartórios eleitorais. Pela nova funcionalidade será possível consultar os reflexos de cada feito nas metas produtividade e nas pontuações do Conselho Nacional de Justiça, aqueles urgentes, conclusos, com trânsito em julgado, em fase de execução/cumprimento, com até 100 dias ou superiores a esse tempo de tramitação, entre outras especificidades.
Também é possível gerar relatórios estatísticos e gráficos que facilitarão o acompanhamento da gestão processual, bem como a obtenção rápida de dados.
O objetivo é facilitar o trabalho com os processos, permitindo priorizar aqueles que são mais importantes, urgentes e com maior impacto nas metas, bem como fornecer uma visão macro e micro da realidade processual de cada unidade, permitindo uma melhor organização de esforços e de tempo resultando num trabalho mais eficaz.
A adaptação da ferramenta, originária do Tribunal de Justiça do Piauí - TJPI, para as necessidades da Justiça Eleitoral é fruto de uma iniciativa da juíza auxiliar da Corregedoria do TRE-PI, Melissa de Vasconcelos Lima Pessoa, que já utilizava o DataCor no seu trabalho como magistrada de Direito daquela Justiça Comum. "Tenho uma felicidade imensa em ver essa ferramenta sendo usada na Justiça Eleitoral. Ela facilita imensamente o nosso trabalho, nossas buscas, visualizações, a gestão processual. Recomendo as servidoras e aos servidores que a utilizem bastante e que apresentem também sugestões de melhorias", afirmou.
A juíza auxiliar da Presidência, Maria Célia Lima Lúcio, representou o presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins no lançamento do DataCor Eleitoral e destacou: "Representando o presidente, já citado, manifesto grande satisfação com essa ferramenta maravilhosa que interfere positivamente nas nossas metas e nos permite atuar com foto, possibilitando direcionar nossa força de trabalho para as providências mais importantes. É animador, empolgante, é uma realidade que vem para nos ajudar. Aproveito para agradecer o apoio que tivemos do TJPI na figura do desembargador Aderson Nogueira".
Encerrando o evento, a diretora geral e coordenadora do Comitê Gestor de Políticas de Gênero, Silvani Maia Resende Santana, reforçou a parceria entre o TRE-PI e o TJPI refletida no compartilhamento dessa ferramenta tecnológica. "O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí tem sido um grande parceiro e fiquei encantada desde o primeiro momento em que tive contato com essa tecnologia, quando da sua apresentação pelo nosso vice-presidente e corregedor, desembargador Ricardo Gentil, ao nosso presidente. Ela é uma auxiliar do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e faz entregas com muito mais eficiência. Que as nossas e os nossos colegas dos cartórios a recebam como um facilitador do nosso dia a dia. Muito grata a alta administração pelo empenho nas tratativas com o TJPI e com as adaptações que foram feitas para atender as especificidades da Justiça Eleitoral", concluiu.
Fonte: Diretoria Geral - DG e Corregedoria Regional Eleitoral - CRE/TRE-PI
Fotos: print tela da reunião virtual
Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI