Coptrel aprova Carta de Belém com temas voltados para as Eleições 2020

Presidente do TRE-PI, Diretor – Geral, e Chefe da IMCOS, representaram o Piauí no evento realizado virtualmente, em Belém, com a presença de todos os presidentes de TREs do País.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) representado pelo seu Presidente, Desembargador José James Gomes Pereira, seu Diretor – Geral, Ronaldo Maique Araújo Braga, e seu Chefe do Serviço de Imprensa e Comunicação, Deimyson Alcântara França, encerrou ontem sua participação no II Encontro Virtual do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais – COPTREL, realizado ao longo de toda a segunda-feira (24), via webconferência, com a presença dos presidentes e representantes dos 27 tribunais regionais eleitorais do País.

O TRE do Pará foi o anfitrião do encontro que contou com a presença do Ministro Luís Roberto Barroso, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e culminou na aprovação, por parte dos presentes, da Carta de Belém, com cinco pontos importantes, entre eles: assegurar a retomada gradual do trabalho presencial nos Regionais, obedecendo a rígidos protocolos de segurança sanitária; incentivar os jovens a atuarem como mesários voluntários; e definir em conjunto com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o horário adequado para as eleições, levando-se em conta propostas feitas pelos Diretores Gerais, em reuniões técnicas setoriais na parte da manhã, para a ampliação do período de votação, seja com sua antecipação de início para as 7h, seja para prorrogação do seu fim para 18h.

Essa última proposição levou em conta a logística de alguns estados do Norte do Brasil que chegam a necessitar do emprego de aeronaves para o transporte de mesários, com restrições de vôos no período noturno.

Também foram aprovadas proposições consolidadas em encontros de trabalho entre os chefes dos setores de imprensa dos tribunais quanto a necessidade de alinhamento prévio entre o TSE e os TREs sobre a divulgação de informações à imprensa, com o objetivo de evitar divergência de dados. Outro ponto consensual foi a sugestão de elaboração de uma campanha institucional, em âmbito nacional, voltada aos partidos políticos para estimulá-los a realizar o registro das candidaturas no menor prazo possível, evitando aglomerações nos cartórios diante do contexto sanitário atual.

Inteligência Artificial

Uma novidade que chamou bastante atenção dos presentes foi apresentada pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE anfitrião. Trata-se do “ChatBot”, uma ferramenta de inteligência artificial que possibilita um “diálogo” entre uma pessoa e um computador sobre determinados temas com obtenção de informações. Essa tecnologia poderá ser aplicada nas eleições deste ano.

Eleição Segura para Mesários e Cidadãos

Um dos pontos mais importantes tratados por todos os presentes e destacado pelo presidente do TSE em sua fala foi o tema da segurança dos servidores da Justiça Eleitoral, dos mesários e eleitores.

Sobre esse tema, Barroso informou que até o final deste mês de agosto, o TSE divulgará todos os protocolos e procedimentos de segurança relacionados à saúde e lembrou do apelo feito à iniciativa privada, em nível nacional, para doação de equipamentos de proteção individual e insumos para atender os quase 1 milhão e 900 mil mesários voluntários em todo o País.

Piauí

O Presidente do TRE-PI, Desembargador José James destacou que a Justiça Eleitoral do Piauí compartilhou experiências e demonstrou o trabalho sério e respeitado que a instituição vem desenvolvendo para garantir a democracia neste país.

No final dos trabalhos o Desembargador André Luiz Villarinho, presidente do TRE do Rio Grande do Sul foi empossado como novo secretário do COPTREL.

Estiveram presentes de forma online, além das autoridades já citadas, o Governador do Pará, Hélder Barbalho; o presidente do TRE-PA, Desembargador Leonardo Noronha; e a Vice-presidente e Corregedora do TRE-PA e Presidente do Colégio de Corregedores da Justiça Eleitoral, Desembargadora Luzia Nadja Guimarães.

Fonte: TRE-PA e TRE-BA com adaptações do Serviço de Imprensa e Comunicação Social do TRE- PI

D.B./D.A.

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido