TRE-PI promove Ciclo da Justiça Restaurativa

...

...
Justiça Restaurativa

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), realizou na manhã desta terça-feira (25/11), em seu Auditório, uma edição do Ciclo da Justiça Restaurativa. A atividade integra a programação da Semana Internacional da Justiça Restaurativa nas Instituições e reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com ações de prevenção, conscientização e promoção da cultura de paz.

A programação integra as diretrizes institucionais do TRE-PI e se articula com o Programa FLORESCER, voltado à promoção da igualdade de gênero, ao acolhimento e ao fortalecimento de políticas internas de enfrentamento à violência contra as mulheres. A ação também se alinha às práticas do Comitê Gestor de Política de Gêneros e à atuação das Ouvidorias da Mulher no âmbito da Justiça Eleitoral.

...

Juíza Melissa Vasconcelos (esquerda), desembargador Ricardo Gentil e juíza Maria Luíza

Presentes no evento: O Desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral do TRE-PI; A Dra. Maria Luíza de Moura Mello e Freitas, Juíza membro da Corte do TRE-PI e Coordenadora Estadual da Justiça Restaurativa no Judiciário; A Dra. Melissa de Vasconcelos Lima Pessoa, juíza auxiliar da Corregedoria, Ouvidora da mulher e titular da 61ª Zona Eleitoral de Floriano-PI; A Dra. Silvani Maia Resende Santana, Diretora Geral e Coordenadora do Comitê Gestor de Política de Gênero do TRE-PI; O Dr. Walter Schell Alves da Costa Raposo, Secretário Judiciário; O Dr. Tadeu Almeida Martins, Secretário de Gestão de Pessoas; Outros servidores do TRE-PI e as senhoras: Maria Rozely Brasileiro de Jesus dos Passos e Lucina Cecília Costa Seixas, facilitadoras do Ciclo Restaurativo.

...

A abertura do evento foi feita pelo Desembargador Ricardo Gentil, que ao iniciar suas palavras revelou muita alegria em ser designado pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) como Supervisor da Justiça Restaurativa no Judiciário Piauiense.

Ele esclareceu que a Justiça Restaurativa pode ser melhor conceituada como sendo uma Justiça Humana e que ela procura encontrar o mais próximo possível aquele ideal que é tão buscado por todos nós na Justiça que é exatamente realizar justiça.

Ele pontuou ainda, que a ideia da Justiça Restaurativa é uma ideia interessantíssima afirmando que ela vai buscar uma melhor solução para o caso e essa solução é entregue as próprias partes. “As partes é que vão apontar os caminhos por onde seguir e a gente sabe que nem assim a gente vai encontrar 100% naquele julgado”, disse.

Em seguida a Dra. Maria Luíza, fez uso da palavra para dizer que estava muito feliz de ter o desembargador Ricardo Gentil como Supervisor da Justiça Restaurativa pois assim que ela assumiu a Coordenadoria uma das primeiras providências foi pedir ao TJ-PI que indicasse um representante na Justiça Restaurativa no judiciário piauiense.

...

A gente quando está no 1º grau necessita de uma palavra, de um apoio maior, então fiquei muito feliz com a indicação do des. Ricardo. Tenho a honra de poder servir aqui nesse TRE-PI ao seu lado e tê-lo como Vice-presidente e Corregedor e agora como Supervisor da Justiça Restaurativa, então gratidão, minhas palavras são de gratidão”, afirmou.

Por fim ela destacou que neste dia, 25/11/2025 se comemora o dia internacional pela eliminação da violência contra a mulher em todo mundo e aqui no Brasil não é diferente, no Piauí também e que a Justiça Restaurativa é uma política pública do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em que proporciona as partes poder para solucionar os seus conflitos através do diálogo e busca incentivar reflexões sobre práticas restaurativas, fortalecimento de vínculos, resolução pacífica de conflitos e estratégias de prevenção das diversas formas de violência que afetam mulheres em todo o país.

...

Maria Rozely (esquerda) e Lucina Cecília

Dando continuidade ao evento que também estava sendo transmitido pelo canal oficial do TRE-PI no YouTube as senhoras: Maria Rozely Brasileiro de Jesus dos Passos e Lucina Cecília Costa Seixas, facilitadoras do Ciclo Restaurativo conduziram todas as etapas que estavam programadas com a participação de servidores do TRE-PI presentes e os que acompanhavam de forma virtual.

Fonte: Serv. de Imp. e Com. Social (IMCOS/TRE-PI)

Produção e publicação da notícia: Xavier Filho

Fotos: Keity Coimbra - IMCOS

Siga nossas redes sociais: @trepiaui

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107-9828 / 2140-9185
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta-feira
Sede e Cartórios Eleitorais:  07 às 13h
Protocolo: 07 às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-PI coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional e navegador), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir a melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.