Esmaragdo de Freitas e Sousa

  Presidente(1ªFase)

 

Esmaragdo de Freitas e Sousa - Natural de Colônia de São Pedro de Alcântara, atual cidade de Floriano (PI), nascido aos 2 de julho de 1887. Graduou-se em Direito pela conceituada Faculdade de Direito de Recife, PE, turma de 1911. Na Capital pernambucana, entre 1911 e 1925, exerceu as seguintes funções: Delegado de Polícia, Promotor de Justiça, Subsecretário do Tribunal de Justiça, Secretário de Governo, Consultor Jurídico do Estado, Diretor da Instrução Pública, Diretor de Estatística, Professor de História, Juiz do Crime e de Casamentos. Jornalista e advogado, foi fundador do jornal “Diário da Manhã” (1927) e colaborou com o “Jornal de Recife”. No Piauí, exerceu os cargos públicos de Secretário da Fazenda (1929), Diretor do Ensino Público e Sub-Procurador Geral do Estado (1930).

Em 1931, ascendeu ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí. Ainda na década de 30, foi nomeado como o primeiro Vice-Presidente e, posteriormente, segundo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí na primeira fase da Justiça Eleitoral. Coroando sua carreira de magistrado, exerceu a Presidência do TJ-PI no ano de 1938.

O Desembargador Esmaragdo de Freitas e Sousa foi ainda Professor Catedrático de Direito Internacional Público na Faculdade de Direito do Piauí, sociólogo, poeta, contista, crítico literário e historiador. Em Teresina, foi membro da Academia Piauiense de Letras, tendo publicado monografias jurídicas e obras literárias como “Impeachment”, “Direito de Indultar”, “O Visconde da Parnaíba”, “O Padre Marcos”, “Justiça Piauiense” e “O Padre Cícero de Juazeiro”, além de redigir e colaborar com vários jornais da cidade.

Veio a falecer no exercício do mandato de Senador da República, no Rio de Janeiro,RJ, em 12 de julho de 1946.

  

(Atualizado em 16 de março de 2012).

 

FONTESCONSULTADAS:

BRASIL. TribunalRegionalEleitoral (PI). AJustiçaEleitoralnoPiauí.Teresina:TRE-PI,1999.

ESMARAGDOdeFreitaseSousa(biografia).Disponívelem:<http://www.tjpi.jus.br>.Acessoem:16demarçode2012.