Robert Wall de Carvalho

Robert Wall de Carvalho
02.02.1966 a 07.02.1966

02.02.1966 a 07.02.1966

 

ROBERT WALL DE CARVALHO – Nasceu em 22 de maio de 1918, em Caxias, MA, filho de Cromwell Barbosa de Carvalho e Virgínia Wall de Carvalho.

Graduado em Direito no ano de 1939 pela Faculdade de Direito do Maranhão, o Desembargador Robert Wall de Carvalho exerceu a advocacia e elevados cargos no Piauí, tais como: Redator-Chefe e Diretor-Geral da Imprensa Oficial, Chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado, Chefe de Polícia e, coroando sua carreira de Magistrado, exerceu a Presidência do Tribunal de Justiça entre 1960 a 1963, eleito unanimemente. À frente do TJ-PI, foi de sua iniciativa a reforma da Lei de Organização Judiciária. Naquele Tribunal, ocupou também a função de Corregedor-Geral da Justiça.

Compôs o quadro do colendo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, exercendo os cargos de Juiz Suplente em 1962, sendo reconduzido em 1965, e de Juiz Efetivo em 1967, quando então é escolhido Vice-Presidente, renunciando ao cargo cinco meses depois. Assumiu interinamente a Presidência deste Regional no período de 02 a 07 de fevereiro de 1966, durante afastamento do titular, Des. Edgar Nogueira.

Ao magistério, dedicou esforços crescentes. Lecionou Economia Política, Prática Judiciária Civil e Comercial e Noções de Direito Civil e Constitucional. Regeu História do Brasil no Colégio Estadual e na Faculdade Católica de Filosofia. Na antiga Faculdade de Direito, foi Professor de Direito Civil, Penal (catedrático por concurso), Constitucional, Administrativo, Internacional Público e Privado, Judiciário Penal, Medicina Legal e Direito Civil. Implantou a Universidade Federal do Piauí, como seu 1° Reitor.

Entre as instituições e entidades de que fez parte, enumeram-se a Ordem dos Advogados do Piauí, a Sociedade Brasileira de Criminologia, o Instituto Histórico e Geográfico do Piauí, a Associação dos Magistrados Piauienses, a Academia Piauiense de Ciências Médicas e a Academia Piauiense de Letras.

Robert Wall de Carvalho tem inúmeros trabalhos publicados, dentre os quais destacam-se: “Da Necessidade da Pena Capital para a Repressão e Prevenção do Homicídio”, “Do Suicídio e do Induzimento, Instigação ou Auxílio à Sua Prática”, e “Do Adultério e da Inutilidade de sua Incriminação”.

O eminente magistrado aposentou-se voluntariamente como Desembargador, vindo a falecer em 23 de dezembro de 1984, em Teresina.

 

(Atualizado em 22 de março de 2012).

 

FONTESCONSULTADAS:

BRASIL.TribunalRegionalEleitoraldoPiauí.AJustiçaEleitoralnoPiauí.Teresina:TRE-PI,1999.

MEMBROSdaJustiçaEleitoral:basededados.Disponívelem:<http://akira.tse.gov.br>.Acessoem: 22 demarçode2012.

ROBERT Wall de Carvalho (biografia).Disponívelem:<http://www.tjpi.jus.br>.Acessoem:22demarçode2012.