Eleições 2022 na palma das mãos das brasileiras e dos brasileiros

No celular é possível ter a versão digital do título de eleitor, fiscalizar a propaganda eleitoral, se capacitar como mesário e acompanhar a apuração e a totalização dos votos

No celular é possível ter a versão digital do título de eleitor, fiscalizar a propaganda eleitor...

Qualquer pessoa que possua um smartphone ou um tablet poderá acompanhar de perto, e em tempo real, as Eleições Gerais de 2022, em outubro.

A Justiça Eleitoral disponibiliza cinco aplicativos, que podem ser baixados gratuitamente nas lojas dos sistemas iOS e Android, desenvolvidos para facilitar o acesso das eleitoras e dos eleitores ao exercício do voto e às informações sobre o pleito que elegerá a/o Presidente da República, Governadores, Senadores e Deputadas e Deputados Federais, Estaduais ou Distritais.

E-Título

O primeiro e talvez mais importante deles é o e-Título. Uma vez baixado e feito o cadastro do usuário, o aplicativo passa a ser a versão digital oficial do título de eleitor, valendo como tal para efeitos legais. Não é só isso: o app informa o local de votação por meio de um mapa de geolocalização. A nova versão ainda fornece as certidões de quitação e de crimes eleitorais, bem como possibilita a consulta de débitos ou o cadastramento como mesária/mesário voluntário/voluntária.

Mesários

Por sua vez, os mais de dois milhões de mesárias/mesários que trabalharão no pleito de outubro dispõem de um aplicativo todo dedicado a elas/eles. O aplicativo Mésario realiza o treinamento oficial dessas/desses colaboradoras/colaboradores de forma intuitiva: as aulas estão organizadas em blocos de assuntos e é possível acompanhar o progresso do conteúdo abordado. Ao finalizar o treinamento, a/o aluno/aluna receberá um certificado gerado no próprio aplicativo, e a capacitação constará da Declaração de Trabalho Eleitoral (DTE), emitida pela Justiça Eleitoral.

Pardal

A propaganda eleitoral para as Eleições de 2022 é regulamentada pela Resolução TSE nº 23.610/2019 – atualizada pela Resolução TSE nº 23.671/2021 –, e qualquer pessoa pode colaborar com a Justiça Eleitoral para fiscalizar a correta aplicação das normas.

Por meio do aplicativo Pardal, é possível enviar denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais por parte de candidatas/candidatos, coligações ou partidos. As acusações devem conter informações e evidências, como fotos, por exemplo, que ajudem a Justiça Eleitoral e o Ministério Público no combate a crimes eleitorais.

Apuração e totalização

Cada brasileira ou brasileiro pode fazer a própria apuração dos votos na seção eleitoral, zona ou município mediante o aplicativo Boletim na Mão.

Ele lê o QR Code que é impresso em cada Boletim de Urna (BU) emitido por cada urna ao fim do dia de votação. Com isso, fica registrada na memória do celular ou do tablet uma cópia digital do documento, cujos dados podem ser contabilizados pelos interessados.

Resultados

Terminada a votação, às 17h do horário de Brasília, nos dias 2 e 30 de outubro, as pessoas que tiverem baixado o aplicativo Resultados também poderão acompanhar a contagem dos votos em todo o país, em tempo real, conforme os Bus forem sendo divulgados pela Justiça Eleitoral.

Ainda poderão verificar o andamento da totalização em estados e municípios, com os cargos em disputa em separado, mostrando sempre as candidaturas mais votadas. Além disso, será possível consultar os votos nominalmente, buscando a candidata ou o candidato que desejar. No final da apuração, o aplicativo apresentará, na plataforma, todos os eleitos.

Participe ativamente do processo eleitoral, baixe e use os aplicativos da Justiça Eleitoral e comprove, você mesmo a transparência e a lisura do processo, além de evitar a desinformação.

Fonte: TSE com adaptações do Serviço de Imprensa e Comunicação – IMCOS/TRE-PI

 

 

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Icone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido