TRE-PI diploma Prefeito e Vice eleitos em pleito suplementar em Juazeiro do Piauí

Evento realizado nesta sexta (22) contou com a presença de autoridades do TRE-PI, entre elas o Presidente do tribunal, Desembargador José James Gomes Pereira

José Wilson Pereira Gomes e José Felipe de Oliveira Neto foram diplomados Prefeito e Vice-prefeito eleitos de Juazeiro do Piauí, respectivamente, em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (22), na Câmara Municipal daquele município, distante cerca de 165 Km de Teresina.

O evento marcou o encerramento do processo eleitoral naquela localidade, que passou por eleições ordinárias no dia 15 de novembro de 2020, mas por Decisão do TSE, os então eleitos tiveram seus registros de candidatura indeferidos, o que levou a realização de um pleito suplementar no dia 3 de outubro de 2021 para os cargos majoritários, com os citados eleitos nesta ocasião.

A solenidade foi presidida pelo Juiz da 34ª Zona Eleitoral do Piauí, Raniere Santos Sucupira, e contou com a presença do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Desembargador José James Gomes Pereira; acompanhado de comitiva do tribunal da qual fizeram parte a Secretária de Administração, Orçamento e Finanças e Coordenadora do Comitê de Políticas de Gênero, Silvani Maia Resende Santana; a Coordenadora do Comitê de Segurança do TRE, Capitã da Polícia Militar do Estado, Mirian Gomes de Sena; a Responsável pelo Cerimonial TRE-PI, Inaiara Albuquerque Madeira; e o Chefe do Serviço de Imprensa e Comunicação Social – IMCOS/TRE-PI, Deimyson Alcântara França.

Também presentes à diplomação, o Promotor da 34ª Zona Eleitoral, Ricardo Lúcio Freire Trigueiro; o Prefeito Interino de Juazeiro do Piauí, Edmilson Pereira dos Reis; o Presidente da Câmara Municipal, José Visgueira Júnior; e o Chefe do Cartório Eleitoral da 34ª Zona, Francisco das Chagas Barbosa, à frente da serventia eleitoral da referida Zona, sediada em Castelo do Piauí e com jurisdição ainda sobre os municípios de Buriti dos Montes e Juazeiro do Piauí.

O Diretor Geral do TRE-PI, Ronaldo Maique Araújo Braga, enviou congratulações aos eleitos e saudações aos presentes, não podendo comparecer devido a compromissos anteriormente agendados para a mesma data da diplomação.

Em seu discurso de abertura da programação, o Juiz Eleitoral agradeceu a presença das autoridades e destacou o cumprimento das formalidades legais previstas no art.215 do Código Eleitoral e da Resolução TRE-PI nº 424/2021 e passou a condução dos trabalhos ao Presidente do TRE-PI.

Sob a direção do Desembargador José James, os presentes se colocaram de pé e ouviram a execução do Hino Nacional Brasileiro. A seguir foi prestada homenagem aos servidores da Justiça Eleitoral do Piauí na figura do Chefe de Cartório Eleitoral da 34ª Zona, Francisco das Chagas Barbosa, e retornada à presidência dos trabalhos ao juiz eleitoral.

Na sequência foram entregues os diplomas de Prefeito e de Vice-prefeito aos eleitos, respectivamente pelas mãos do Juiz Eleitoral e do Promotor Eleitoral e dada a palavra ao novo gestor municipal ora diplomado.

Em sua fala José Wilson Pereira Gomes, afirmou: “É um momento de gratidão a Deus por estarmos aqui podendo viver esse momento tão importante que é a diplomação. As eleições se encerraram de maneira segura e parabenizo a todo o TRE, e em especial aos servidores da nossa 34ª Zona Eleitoral, pelo trabalho desenvolvido. Foi algo muito bem organizado”.

Diplomação e Posse

A diplomação dos candidatos eleitos é a última etapa do processo eleitoral, desenvolvido pela Justiça Eleitoral. Atesta que os escolhidos pelos eleitores cumpriram todas as formalidades previstas na legislação eleitoral, entre elas o deferimento de suas candidaturas, o escrutínio das urnas, e a aprovação de suas prestações de contas e, portanto, estão aptos a tomarem posse nos mandatos para os quais foram eleitos.

Neste caso específico, de eleição suplementar, os agora diplomados, serão comunicados pela Câmara Municipal de Juazeiro sobre a data em que tomarão posse, já que esse é um ato administrativo de competência daquela Casa Legislativa. Após este ato, ambos entrarão em exercício imediato em suas funções com mandato até dezembro de 2024.

Fonte: Serviço de Imprensa e Comunicação Social – IMCOS/TRE-PI

D.B./D.A.

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido