Balanço de manifestações de eleitores junto a Ouvidoria do TRE-PI no mês de setembro de 2021

O Índice de Resolutividade chegou a 98% entre os atendimentos fechados e em tramitação no período

Foto referente dia do ouvidor
Ouvidoria

A Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) que tem como Ouvidor o juiz de Direito Teófilo Rodrigues Ferreira, membro da Corte do TRE-PI, divulgou, no início deste mês de outubro, os dados do trabalho desenvolvido pela unidade no período de 1 a 30 de setembro do ano em curso, referentes as demandas dos cidadãos junto aquele canal dessa Justiça Especializada.

Ao longo de 30 dias do referido mês, foram registradas 217 manifestações assim classificadas:

Pedido de Informação (184); Reclamação (29); Solicitação de Providências (2); e Denúncia (1).


O Índice de Resolutividade, ou seja, a relação entre os atendimentos com andamento fechado ou concluído e os atendimentos com tramitação no período foi de 98%.

O Serviço de Informação ao Cidadão - SIC permanece como o mais demandado; prestou 184 atendimentos (85%); e dentro dessa área, o tópico mais abordado, foi “Serviços ao Eleitor”, com dúvidas principalmente sobre os procedimentos: alistamento eleitoral (1º título), certidão de quitação eleitoral e revisão eleitoral.

O WhatsApp foi o canal de atendimento mais usado pelos cidadãos para entrar em contato com a Ouvidoria do TRE-PI, correspondendo a 46% do total; seguido do e-mail (25%); do telefone (18%) e o formulário eletrônico (11%).

A média de tempo de atendimento do SIC foi de 13 horas e o Tempo Médio Geral, considerando todos os tipos de manifestações, foi de 2 dias e 7 horas.

Foram encaminhadas um total de 47 manifestações de eleitores às áreas internas do tribunal (Sede e Zonas Eleitorais) para providências. Dessas demandas, 46 já foram atendidas e 1 está tramitando.

Eventos:

Durante o mês de setembro a Ouvidoria participou dos seguintes Eventos: Dia 1º - Reunião promovida pela Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica (ASPLAN) – Sistema Radar CNJ (Conselho Nacional de Justiça); dia 03 - Reunião Virtual do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (COJE); dia 10 – Reinião interna; de 14 a 17 – Workshop de Adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) avançado; dia 17 – Cerimônia virtual comemorativa dos 10 anos do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (COJE); dia 21 – Reunião do Comitê Gestor da LGPD do TRE-PI; e dia 27 – Reunião do Grupo de Trabalho de Implantação da LGPD do TRE-PI.

Papel da Ouvidoria:

A Ouvidoria do TRE-PI atua na defesa dos direitos e interesses dos cidadãos, contribuindo para o aperfeiçoamento dos serviços prestados no âmbito da instituição e no fortalecimento da Democracia, a partir da participação indispensável da sociedade. Dentre suas atribuições está o atendimento à Lei de Acesso à Informação, por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), regulamentada, na esfera do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí pela Resolução TRE-PI nº 250, de 7 de agosto de 2012.

Canais de Atendimento:


E-mail: ouvidoria@tre-pi.jus.br
Telefones: (7h às 13h): 0800 086 0086; (86) 2107-9677; (86) 2107-9678

Formulário eletrônico:

https://sei.tre-pi.jus.br/sei/controlador_externo.php?acao=ouvidoria&id_orgao_acesso_externo=0

Site da Ouvidoria: https://www.tre-pi.jus.br/o-tre/ouvidoria/index

 

F.X.F/D.A

Fonte: Ouvidoria do TRE-PI

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