Confira os dados de atendimento da Ouvidoria TRE-PI - Abril 2021

A Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) divulgou, nesta quinta-feira (6), os números do trabalho desenvolvido pela unidade, no período de 1 a 30 de abril do ano em curso, referentes as demandas dos cidadãos junto ao setor.

Nesse período de 30 dias, foram recebidas 241 manifestações classificadas da seguinte maneira: Pedido de Informação (223); Reclamação (16); Solicitação de Providências (1); Sugestão (1).

O Índice de Resolutividade, ou seja, o percentual entre atendimentos e período de tramitação, foi de 97%.

O Serviço de Informação ao Cidadão - SIC foi o mais demandado, prestou 223 atendimentos (93%); e dentro dessa área, o tópico mais abordado, a exemplo de março/2021, foi “Serviços ao Eleitor”, com dúvidas principalmente sobre os procedimentos: alistamento eleitoral (1º título), transferência, e regularização de situação eleitoral, com 172 atendimentos (77%).

E-mail foi, mais uma vez, o canal de atendimento mais usado pelos cidadãos no mês de referência para entrar em contato com a Ouvidoria do TRE-PI, correspondendo, neste mês de abril, a 61% do total; seguido do formulário eletrônico (23%) e do telefone (16%).

A média de tempo de atendimento do SIC foi de 20h e o Tempo Médio Geral, considerando todos os tipos de manifestações, foi de 3 dias. Um cidadão avaliou o atendimento da Ouvidoria apresentando índice de satisfação de 100%.

Foram encaminhadas um total de 48 manifestações de eleitores às áreas internas do tribunal (Sede e Zonas Eleitorais) para providências. Dessas demandas, 46 já foram atendidas e outras duas estão tramitando internamente.

Papel da Ouvidoria

A Ouvidoria do TRE-PI atua na defesa dos direitos e interesses dos cidadãos, contribuindo para o aperfeiçoamento dos serviços prestados no âmbito da instituição e no fortalecimento da Democracia, a partir da participação indispensável da sociedade.

Dentre suas atribuições está o atendimento à Lei de Acesso à Informação, por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), regulamentada, na esfera do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí pela Resolução TRE-PI nº 250, de 7 de agosto de 2012.

Composição Atual da Ouvidoria:

A Ouvidoria do TRE-PI é composta pelo Ouvidor Eleitoral, Juiz de Direito: Aderson Antônio Brito Nogueira; Ouvidor Eleitoral Substituto, Juiz de Direito: Teófilo Rodrigues Ferreira; ambos Membros da Corte Eleitoral do TRE-PI; pelos servidores efetivos, Mara Jordane e Expedito Filho; e pela estagiária Danielle Cristina Ferreira Martins.

Canais de Atendimento:

E-mail: ouvidoria@tre-pi.jus.br

Telefones (7h às 13h): 0800 086 0086; (86) 2107-9677; (86) 2107-9678

Formulário eletrônico:
https://sei.tre-pi.jus.br/sei/controlador_externo.php?acao=ouvidoria&id_orgao_acesso_externo=0

Site da Ouvidoria: https://www.tre-pi.jus.br/o-tre/ouvidoria/index

Fonte: Ouvidoria do TRE-PI
D.B./D.A.

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