Desembargador José James toma posse na Academia Parnaibana de Letras

Toma posse na Academia Parnaibana de Letras

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Desembargador José James Gomes Pereira, tomou posse como terceiro ocupante da Cadeira nº 09 da Academia Parnaibana de Letras, que tem como patrono R. Petit.

A cerimônia de posse aconteceu nesta quinta-feira (29), às 20h, no Castelo Cavalcante, antigo Castelo do Thor, em Parnaíba-PI, e contou com a presença de familiares e amigos. O novo acadêmico foi saudado pela escritora Maria Dilma Ponte de Brito.

José James é natural de Parnaíba e tem escrito, entre outros, o livro Pluralismo e Democracia, junto com suas filhas, as advogadas Lia Rachel de Sousa Pereira Santos e Léa Beatriz de Sousa Pereira.

Em seu emocionado discurso, o Desembargador enfatizou: “Invade-nos a alma profunda emoção pelo inefável presente que nos outorgam os eminentes membros deste sodalício excelso das Letras parnaibanas. Invade-nos a alma indescritível honra em tomar assento na cadeira 9 desta majestosa Academia Parnaibana de Letras”. E completou: “assumimos a responsabilidade de substituir esses dois grandes homens nesta cátedra das Letras Parnaibana, esperamos corresponder às expectativas desta plêiade de intelectuais, na persecução do estudo e da cultura da língua portuguesa, o desenvolvimento literário, científico, filosófico e artístico de Parnaíba”.

“Senhores Acadêmicos, senhoras e senhores que abrilhantam esta noite, já é tempo de renovar a gratidão a Academia pela nossa eleição. Agradecer a Prof. Dilma Pontes Brito, pelo brilhante discurso de recepção. Não merecemos tantas referências elogiosas que mais decorre do alto espírito de bondade da ilustre acadêmica. Agradecer a Deus pelo dom da vida, a meu pai Manoel Alcides Pereira (in memorian), à minha mãe, Maria da Graça Gomes Pereira, a minha mulher Sônia Maria R de S. Pereira, companheira e amiga de todas as horas. Costumo afirmar que discordo profundamente da filosofia corrente de que por traz de grande homem há sempre uma grande mulher: grande homem não precisa de estaca, mas de faróis. Na frente de grande homem há sempre uma grandiosíssima mulher. Agradeço a meus filhos Lia Rachel, Léia Beatriz, James II (In memorian) e Elayne Caroline, meu genro Fábio Henrique e meu neto James III, razão última de nossa vontade de prosseguir”, afirmou o Acadêmico em seu discurso de posse.

Da eleição como integrante da Academia Parnaibana de Letras

O desembargador José James Gomes Pereira foi eleito integrante da Academia Parnaibana de Letras (Apal), uma instituição que visa ao estudo da cultura da língua portuguesa e do desenvolvimento literário, situada no município de Parnaíba (a 340 km de Teresina). A eleição aconteceu por meio de videoconferência, no dia 12 de julho, e foi conduzida pelo presidente da Apal, José Luiz de Carvalho.

A Academia Parnaibana de Letras é composta atualmente do contista e poeta José Luiz de Carvalho, como presidente da Academia, e pelos patronos Benedicto dos Santos Lima, Humberto de Campos, Ademar Gonçalves Neves, Luiza Amélia de Queiroz, Luiz de Moraes Correia, Leonardo de Carvalho Castelo Branco, Jonas da Silva, Berilo Neves, R. Petit, Antônio José de Souza e Evandro Lins e Silva. Em sua sede existe um memorial sobre Humberto de Campos, grande escritor do início do século XX, onde se encontra o Fardão de Imortal da Academia Brasileira de Letras.

Outros objetivos da instituição são o fomento do estudo científico, filosófico e artístico do município de Parnaíba; além de contribuir para a formação de acervos bibliográficos e disposição para consulta pública como apoios necessários à Biblioteca Municipal de Parnaíba.

Fonte: TJPI, Assessoria da Presidência do TRE-PI

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,