Justiça Eleitoral faz Planejamento Estratégico de 2021 a 2026

Iniciativa quer ouvir o que a sociedade espera da Justiça Eleitoral para os próximos anos

Iniciativa quer ouvir o que a sociedade espera da Justiça Eleitoral para os próximos anos

Alinhado à Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, disposta na Resolução nº 325 do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), de 29 de junho de 2020, a Justiça Eleitoral segue atualizando seu Planejamento Estratégico para os próximo cinco anos.

A iniciativa conta com a participação de ministros, servidores, colaboradores da Justiça Eleitoral, magistrados, advogados, membros do Ministério Público e de eleitores em geral. A ideia é tornar o processo de elaboração do Plano mais amplo, seguindo os princípios da gestão participativa e democrática.

Para ouvir o cidadão e saber quais iniciativas ele considera mais relevantes para a estratégia do TSE, a Justiça Eleitoral vem realizando uma pesquisa pública desde o dia 8 de fevereiro. Para participar basta preencher o formulário disponível aqui. O questionário estará disponível até a próxima terça-feira (23).

As respostas coletadas servirão como guia na definição e na priorização das ações estratégicas pelos gestores da Justiça Eleitoral em âmbito nacional, criando um pacto positivo quanto às possibilidades de atendimento às necessidades do cidadão e das demais partes interessadas.

Acessibilidade e Transparência

Com o objetivo de deixar o processo ainda mais acessível à sociedade em geral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou uma página especial sobre o assunto com todas as informações sobre a pesquisa. No local, é possível encontrar a aba “Glossário”, elaborada para facilitar o preenchimento do questionário e esclarecer qualquer dúvida do cidadão sobre os termos da consulta pública.

Reforçando o compromisso de dar absoluta transparência às suas ações, ao final da pesquisa, o TSE divulgará os resultados na mesma página e no menu de notícias de seu site. A expectativa é que o Plano Estratégico seja publicado até o fim do primeiro semestre de 2021.

Sobre a Estratégia Nacional do Poder Judiciário

A Resolução CNJ nº 325, de 29 de junho de 2020 dispõe sobre a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026. O documento estabelece os componentes da estratégia do Judiciário para os próximos seis anos, com missão, visão, macrodesafios e respectivos indicadores de desempenho.

Também foram definidas as diretrizes para todos os tribunais e conselhos do Poder Judiciário traçarem seus próprios planos estratégicos.

A novidade da Estratégia do Judiciário 2021-2026 é o destaque para o monitoramento dos macrodesafios por meio de indicadores que permitirão acompanhar o desempenho de cada tribunal.

Macrodesafios nada mais são que os objetivos que os órgãos da Justiça brasileira buscarão alcançar nos próximos anos para cumprir a missão do Poder Judiciário, que é realizar justiça. Doze deles compõem a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, dividindo-se em três perspectivas: “Sociedade”, “Processos Internos” e “Aprendizado e Crescimento”.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral com adaptações do Serviço de Imprensa e Comunicação Social – IMCOS/TRE-PI.

 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido