Presidente do TRE-PI discute com membros da OAB-PI participação da mulher nas Eleições 2020

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador José James Gomes Pereira, reuniu-se na manhã desta sexta-feira (18) com membros da Ordem dos Advogados do Piauí (OAB-PI) e Observatório de Candidaturas Femininas no Piauí, para discutir a participação das mulheres na política.

Participaram do encontro o presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto; a presidente da Comissão de Direito da Mulher Advogada e Vice-Presidente Nacional do Observatório, Dalva Fernandesa; a coordenadora do Observatório de Candidaturas Femininas, Ouvidora-Geral e Conselheira Seccional da OAB Piauí, Élida Fabrícia Franklin.

Durante a reunião, foram discutidos assuntos pertinentes como a da inserção, representação e participação das mulheres na política partidária, a preocupação com mulheres sendo lançadas como candidatas laranja nas eleições deste ano, a importância o efetivo de candidaturas femininas e a criação de mecanismos de segurança para as candidatas contra possíveis intimidações ou discriminações. Foram definidas estratégias para produção de campanhas informativas e de conscientização política a nível regional.

O Observatório de Candidaturas Femininas visa lançar um olhar sobre a atuação feminina na política, bem como debater conquistas a serem alcançadas e promover a consciência política das candidatas. Neste ano, o TRE-PI une esforços com a OAB-PI para estimular o engajamento das mulheres na vida política.

A reunião ainda contou com a participação do Diretor – Geral do TRE-PI, Ronaldo Maique Araújo Braga; da Secretária de Administração, Orçamento e Finanças, Silvani Maia Rezende, e do Chefe do Serviço de Imprensa e Comunicação Social do TRE-PI, Deimyson Alcântara.

Fonte: IMCOS/TRE-PI

J.A/D.A