Justiça Eleitoral diploma candidatos eleitos em Teresina

Justiça Eleitoral diploma candidatos eleitos em Teresina

tre-pi-diplomacao-teresina-2016

A Justiça Eleitoral do Piauí realizou, na noite de ontem (15), a diplomação dos candidatos eleitos em Teresina no pleito de 2016. Foram diplomados o prefeito Firmino Filho (PSDB), o vice-prefeito, Luiz Junior (PMDB), 29 vereadores e três suplentes de cada coligação ou partido isolado.

O evento aconteceu no auditório da Justiça Federal e contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Desembargador Joaquim Santana, de autoridades políticas locais, membros do poder judiciário, familiares e amigos dos eleitos e população em geral.

Na ocasião, o Desembargador Joaquim Santana ressaltou a importância da diplomação no processo eleitoral. "Esse ato é o ápice de todo o trabalho realizado no ano de 2016. É a coroação do esforço e da dedicação de todos nós". Santana destacou ainda a premiação que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) concedeu ao TRE-PI. "Recebemos, pela terceira vez consecutiva, o Selo Ouro do CNJ, o que significa a eficiência na gestão, transparência nos dados e disseminação das informações."

A solenidade foi presidida pela juíza da 1ª zona eleitoral, Zilneia Rocha, que considerou a diplomação como uma reunião cívica que marca o encerramento do trabalho nas eleições. "A Justiça Eleitoral vive esse momento com a sensação de dever cumprido. Estamos praticando o último ato da campanha e aqui destaco o esforço dos juízes, promotores, servidores da corte e zonas eleitorais." Zilneia reforçou aos diplomados o desafio e a responsabilidade em tomar o destino da cidade. "O mandato não é de cada um dos senhores, mas de quem os elegeram. O povo é detentor do mandato. Continuem visitando os bairros de Teresina que os senhores continuarão vendo a necessidade de cada um."

A diplomação é um ato formal, pelo qual a Justiça Eleitoral, no cumprimento das suas funções constitucionais, reconhece o pleito e diploma os candidatos que, legitimados pelo voto popular, assumirão a coordenação política-administrativa e a representação parlamentar da capital. A posse dos eleitos vai acontecer no dia 01 de janeiro, a partir das 17h, na Câmara Municipal de Teresina.

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Icone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido