TRE-PI multiplica aprendizados adquiridos no Trilha de Capacitação 2025
Servidoras e servidores que assessoram gabinetes da Corte Eleitoral partilharam conhecimentos e experiências divididos pelas colegas participantes do Trilha 2025 na EJE/TSE em Brasília - DF

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realizou na manhã desta quarta-feira (29/10) e quinta-feira (30/10), um treinamento destinado a servidoras e servidores dos Gabinetes de magistradas e magistrados integrantes da Corte Eleitoral.

A capacitação é fruto da ação: “Multiplicadoras e multiplicadores da Trilha de Capacitação de Assessoras e Assessores dos Gabinetes de Juízas e Juízes Eleitorais” e foi ministrada pelas servidoras do TRE-PI, Bruna Barros e Fernanda Monteiro, que atuaram como disseminadoras das experiências e aprendizados adquiridos no “Trilhas de Capacitação 2025” realizado nos dias 8, 9 e 10 de outubro, na sede da Escola Judiciária Eleitoral – EJE, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília – DF.

Este treinamento na sede da EJE/TSE, realizado antes de forma bienal e agora de modo anual, tratou, nesta última edição, de temas avançados relacionados aos julgamentos do TSE e os aspectos pragmáticos das atuações dos assessores com uso das tecnologias de Inteligência Artificial.

“O evento foi importante e bastante enriquecedor, especialmente pelo compartilhamento de informações e troca de experiências entre assessoras e assessores de gabinetes. Diferente do ano passado que foi mais focado nas eleições 2024, este ano foi mais focado nos bastidores das assessorias, na troca de experiências entre colegas, na apresentação de ferramentas de trabalho que podem nos auxiliar aqui também e esperamos conseguir compartilhar essa troca”, disse Bruna Barros.

“Fui ao Trilhas em 2024 e agora em 2025 e percebi que o TSE organiza a temática do encontro de acordo com o fato de ser ano eleitoral ou não. Ano passado, o foco foi o que iríamos enfrentar nas Eleições, ou seja, processos envolvendo propaganda, abusos, entre outros temas eleitorais. Este ano por se tratar de ano não eleitoral se tratou mais de bastidores, da função e da atuação da pessoa assessora de gabinete. Embora tenha se discutido também temas eleitorais a pauta maior foi como desenvolvemos o nosso trabalho, como ele pode ser mais eficiente, ferramentas disponíveis”, relatou Fernanda Monteiro.

O Trilhas é um evento exclusivamente presencial e fechado para servidoras e servidores dos tribunais regionais eleitorais do País, que exercem essa importante função de assessorarem magistradas e magistrados com atuação em Corte Eleitorais, além de cuidarem de todo o trâmite processual em seus respectivos gabinetes.
Fonte: Diretoria Geral
Fotos: Keity Coimbra – IMCOS/TRE-PI e Assessorias dos Gabinetes
Donardo Borges – IMCOS/TRE-PI

