Amor, Propósito e Movimento na construção do Amanhã
Esse foi um dos direcionamentos apontados nas palestras da 2ª Edição do evento: Construindo o Amanhã – Desafios e Oportunidades realizado nesta quarta (22/10) no auditório do TRE-PI

A aposentadoria representa uma oportunidade de um novo começo, com novas descobertas e o desafio de uma reinvenção pessoal com novos projetos e propósitos de vida que serão trilhados dali para a frente. Ao mesmo tempo traz a serenidade e a satisfação em reconhecer as realizações alcançadas ao longo dos anos.
Com essa visão, a Secretaria de Gestão de Pessoas – SGP, do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), em parceria com o seu Comitê Gestor de Qualidade de Vida no trabalho e com a Associação dos Servidores da Justiça Eleitoral no Piauí – ASJEPI, promoveu a 2ª Edição do evento “Construindo o Amanhã: Desafios e Possibilidades”, ao longo da manhã desta última quarta-feira (22/10), no auditório Des. Vicente Ribeiro Gonçalves, no prédio sede do TRE-PI, com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-PI no YouTube e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

A iniciativa tem como objetivo preparar as servidoras e os servidores que estão em período de transição para a aposentadoria, considerando os impactos físicos, emocionais e financeiros que essa mudança de rotina causa.
Também visa promover reencontros com colegas já aposentadas e aposentados, troca de experiências e promover o reconhecimento e a gratidão pelo desempenho quando de suas atividades laborais na Justiça Eleitoral.

A programação contou com uma Roda de Conversa que reuniu a psicóloga do TRE-PI, Kézia Stéfani de Oliveira Lopes, que atuou como mediadora das discussões e abordou a perspectiva psicológica do processo de aposentadoria envolvendo o envelhecimento com dignidade, vínculos profissionais e sociais, sensação de pertencimento e de propósito, entre outros pontos.


A servidora aposentada do TRE-PI, Lélia Maria Alves dos Santos, compartilhou seu relato de vida e suas novas experiências e propósitos nesta fase e o filósofo e empreendedor social, Adelino Nunes Cavalcante Júnior trouxe reflexões sobre o legado e o sentido da vida, o autoconhecimento e as possibilidades de nos reinventarmos sempre.


A diretora geral e coordenadora do Comitê Gestor de Políticas de Gênero, Silvani Maia Resende Santana, representando o presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins – que não pode comparecer devido a compromissos anteriormente agendados, fez o encerramento do evento e entregou Certificado de Participação às pessoas palestrantes e de placas de homenagem aos servidores aposentados, Luís Fortes Castelo Branco Neto e Raimundo Nonato da Costa.
O evento integra o calendário institucional de realizações do TRE-PI e marca as celebrações no TRE-PI pelo Dia Internacional da Idosa e do Idoso, comemorado em 1º de Outubro, data instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas - ONU, em 1990.
Fonte: Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP/TRE-PI
Fotos: Keity Coimbra - IMCOS/TRE-PI
Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI

