Teste Público da Urna 2025 tem recorde de inscrições
Justiça Eleitoral recebeu pedidos de 151 pessoas interessadas em participar do evento. Lista das inscrições aprovadas será divulgada amanhã (29/7)

A Justiça Eleitoral recebeu pedidos de inscrição de 151 pessoas interessadas em participar do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025. Desse total, 108 foram pedidos de inscrição individual e 16 solicitações são de grupos (num total de 43 pessoas).
Vencida essa etapa de inscrições, segundo o edital de convocação do evento, caberá agora a Comissão Reguladora avaliar quais solicitações de inscrições atendem aos requisitos para participação exigidos no edital.
Teste Público da Urna
O Teste Público da Urna tem como objetivo fortalecer a confiabilidade e a segurança dos sistemas de geração de mídias, captação de votos, apuração, transmissão e recebimento de arquivos, essenciais para as Eleições Gerais de 2026.
Nesta oitava edição do evento, que ocorrerá de 1º a 5 de dezembro, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília - DF, a quantidade de pedidos de inscrição foi recorde: a sétima edição, realizada em 2023, contabilizou 85 pré-inscritos.
A participação no Teste será limitada a até 15 inscrições, individuais ou em grupo. Cada grupo poderá ter até três participantes. Terá a inscrição selecionada a investigadora, o investigador ou o grupo que tiver pelo menos um plano de teste aprovado pela Comissão Reguladora.
Requisitos para participação
Poderão participar do Teste Público da Urna 2025, na condição de investigadora ou investigador, cidadãs e cidadãos brasileiros maiores de 18 anos, individualmente ou em grupo, mediante apresentação de documentação comprobatória. É vedada a participação de investigadora ou de investigador componente das comissões definidas na Portaria TSE nº 285/2025.
Próximas etapas
De acordo com o calendário do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025, amanhã, terça-feira (29/7), o TSE vai divulgar a listadas inscrições aprovadas para as demais fases do evento.
O período para apresentação de recursos referentes às inscrições não aprovadas será de 30 de julho, quarta-feira, a 1º de agosto, sexta-feira. O recurso deverá ser encaminhado por meio do sistema informado no edital.
Já no dia 8 de agosto, ocorrerá a publicação do resultado dos recursos e a lista atualizada das inscrições aprovadas.
Fonte e arte: TSE com edição do Serviço de Imprensa e Comunicação Social - IMCOS/TRE-PI
LB/LC/DB - TSE
Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI

