Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin diplomados

Cerimônia aconteceu às 14h desta segunda (12), no Plenário do Tribunal Superior Eleitoral

Cerimônia aconteceu às 14h desta segunda (12), no Plenário do Tribunal Superior Eleitoral

Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin foram diplomados no início da tarde desta segunda-feira (12), no Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, respectivamente, para um mandato de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2026.

Os diplomas foram assinados pelo Presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, que também presidiu a sessão solene. Autoridades dos Poderes: Judiciário, Executivo e Legislativo fizeram parte da mesa oficial da solenidade e também estiveram presentes no auditório.

A cerimônia começou com a execução do Hino Nacional pela Fanfarra do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (1º RCG), os Dragões da Independência, regida pelo 2º tenente Cláudio Márcio Araújo da Luz. Após, o presidente do TSE entregou os diplomas ao presidente da República eleito e ao seu vice. Depois, o presidente diplomado proferiu seu discurso. Em seguida, o ministro Alexandre de Moraes também fez um discurso antes de encerrar a sessão solene.

Cerca de mil pessoas foram convidadas a assistir à solenidade de diplomação. Elas foram divididas entre o Plenário, local onde ocorreu o ato solene, os auditórios e o salão nobre da Corte, com telão para exibir a transmissão ao vivo da cerimônia. A diplomação também foi transmitida em tempo real pela TV Justiça e no canal do TSE no YouTube.

Durante a cerimônia não foi obrigatório o uso de máscaras no auditório do plenário e nem exigido distanciamento social.

O TSE é responsável por diplomar as pessoas eleitas para ocupar os cargos de presidente e vice-presidente da República. A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar a escolha da pessoa eleita pela maioria das brasileiras e dos brasileiros nas urnas. A entrega dos diplomas é indispensável para a posse, uma vez que é a confirmação de que os candidatos escolhidos cumpriram todas as exigências previstas na legislação eleitoral e estão aptos para exercer o mandato.

A entrega dos diplomas acontece após o término do pleito, a apuração dos votos e o vencimento dos prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação. Para receber o diploma, os candidatos eleitos precisam estar com o registro de candidatura deferido e as contas de campanha julgadas. De acordo com o Calendário Eleitoral deste ano, as solenidades de diplomação devem ocorrer até o dia 19 de dezembro.

A cerimônia de diplomação acontece desde 1951, quando Getúlio Vargas retornou à Presidência da República por meio do voto popular. Suspensa durante o regime militar (1964 a 1985), a solenidade voltou a ser realizada após a redemocratização do país, em 1989, com a eleição de Fernando Collor de Mello.

Fonte: TSE com adaptações do Serviço de Imprensa e Comunicação Social - IMCOS/TRE-PI

Foto: Print tela TSE

JL/CM, DM-TSE

Donardo Borges-IMCOS/TRE-PI

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido