Conheça

Leis ambientais

Conheça um pouco mais sobre as normas brasileiras que tratam de temas referentes ao meio ambiente, através da seleção de Leis elaborada pela Comissão Socioambiental TRECiclar e das informações disponíveis no Portal da Legislação - Meio Ambiente do Planalto .

Coleta seletiva

A coleta seletiva é o processo de recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora.

Parques ambientais

Conheça alguns dos Parques Ambientais do Piauí instituídos por Leis municipais e Unidades de Conservação (UC) constantes no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação, disponibilizado pelo Ministério do Meio Ambiente para consulta através do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) . Uma Unidade de Conservação é um espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.

    Trilhas ecológicas

    Curiosidades e dicas

    Tempo de degradação dos materiais

    MATERIAL

    TEMPO DE DEGRADAÇÃO

    Aço

    Mais de 100 anos

    Alumínio

    De 200 a 500 anos

    Embalagem Longa Vida

    Até 100 anos

    Embalagens PET

    Até 100 anos

    Papel e papelão

    Cerca de 6 meses

    Plásticos

    Até 450 anos

    Pneus

    Indeterminado

    Sacos e sacolas plásticas

    Mais de 100 anos

    Vidros

    Indeterminado