TRE-PI inaugura nesta sexta (13) o mais moderno depósito de urnas do país

O TRE-PI vem adotando várias medidas e investimentos que garantam e atestem a segurança das urnas eletrônicas, ações essenciais em um momento em que o processo eleitoral vem sofrendo críticas infundadas quanto a sua lisura e confiabilidade.

TRE-PI inaugura nesta sexta (13) o mais moderno depósito de urnas do país

O novo Depósito de Urnas Eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, considerado um dos mais modernos do Brasil e no qual foram investidos mais de 1 milhão de reais em infraestrutura e segurança será inaugurado oficialmente nesta sexta-feira (13), às 9h, no Fórum Eleitoral de Teresina Juiz Francisco de Sousa Martins, localizado à Av. Marechal Castelo Branco, 1377, bairro Ilhotas.

 

Batizado de Depósito de Urnas Eletrônicas José Arimateia Ferreira em homenagem ao servidor do TRE-PI precocemente falecido e de conduta exemplar e querido por seus colegas, o local tem capacidade para armazenar 10.894 urnas eletrônicas que são utilizadas em todas as Eleições realizadas no Estado, além de sediar as audiências públicas de geração de mídias, carga, lacre e auditorias realizadas no período eleitoral.

 

O novo depósito de Urnas é um dos mais modernos do país e dotado de tecnologia que garante a segurança das urnas eletrônicas através da implantação do sistema RFID que permite a leitura das urnas cadastradas no TRE-PI através de código de barras, identificando assim a sua localização. Essa é só uma das medidas adotadas pela atual gestão do TRE-PI com vistas a garantir protocolos que garantam a segurança e atestem a confiabilidade das Urnas Eletrônicas.

 

As ações são essenciais em um momento em que a Justiça Eleitoral tem sido objeto de críticas infundadas sobre a confiabilidade da urna eletrônica, colocando em questionamento todo um sistema eleitoral eletrônico que há mais de 20 anos tem funcionado com lisura e credibilidade, além de combater uma gama infundada de notícias inverídicas e contribuindo para a desinformação da sociedade através da difusão de fakenews. Durante as Audiências de preparação das Urnas Eletrônicas de 2020, a população terá acesso livre ao depósito para a atestar todo o processo realizado com eficiência e seriedade pelos servidores da Justiça Eleitoral.

 

O evento contará com a presença do presidente do TRE-PI, Desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho, demais membros da Corte Eleitoral, Diretor-Geral, Secretários e servidores do Tribunal, além de familiares do homenageado e amigos. Estarão presentes ainda o Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Arnaldo Versiani e do Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sebastião Castro.

 

Outros dois eventos serão realizados pelo TRE-PI também nesta sexta (13). Às 14h30min, no pleno TRE-PI, acontece o Painel de Debates “Mulheres e Participação Política”. Uma parceria do TRE-PI com a Fundação Wall Ferraz, Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e Conselho Municipal de Direitos da Mulher. O evento também contará com a presença do Ministro do TSE, Arnaldo Versiani.

 

A programação prossegue à noite, às 19h, no plenário Desembargador Heli Ferreira Sobral no prédio sede do TRE-PI – Edifício João Crisóstomo da Rocha Sobral, com a cerimônia de outorga de medalhas do Mérito Eleitoral do Piauí – Desembargador José Vidal de Freitas.

 

Somando-se a essas homenagens, o TRE-PI atendendo a proposição do seu Diretor-Geral, Geraldo Sebastião Almeida Mota Filho, aprovada na Sessão Judiciária Ordinária de 3 de março de 2020, outorgou ao Cartório Móvel o nome “José Moacy Leal” e a Biblioteca Virtual o nome “Antônio Almeida Gonçalves”.

 

O primeiro faz parte do Projeto – O Cartório Eleitoral na minha cidade, no qual foram investidos mais de 400 mil reais em uma moderna estrutura móvel que atende a todos os requisitos de acessibilidade e leva a Justiça Eleitoral as localidades mais remotas do Piauí e que já atendeu a mais de 5 mil eleitores desde agosto de 2019 até a presente data.

 

O segundo consiste em uma plataforma digital de acesso a um acervo de quase 11 mil livros e publicações assinadas por renomados autores nacionais e internacionais, cujo conteúdo está disponível aos magistrados, servidores da justiça eleitoral e a toda a população, através de 82 pontos de uso instalados nos cartórios eleitorais do Estado.

 

* Ana Cândida de Sousa Martins Andrade - DRT 1332/PI -  Chefe do Serviço de Imprensa e Comunicação Social do TRE-PI 

* Donardo Borges - Analista do TRE-PI e Jornalista

 

 

 

 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido