Mulher e Participação Política será tema de Painel de Debates em 13 de março

Evento é promovido pelo TRE-PI, PMT e Conselho de Direitos

Mulher e Participação Política será tema de Painel de Debates em 13 de março

O Tribunal Regional Eleitoral, a Fundação Wall Ferraz, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e Conselho Municipal de Direitos da Mulher promoverão no dia 13 de Março o Painel de Debates Mulheres e Participação Política. O evento é parte das atividades da Agenda Março Mulher da Prefeitura de Teresina e contará com a participação do Ministro da Corte do Tribunal Superior Eleitoral Tarcísio Vieira.

 

A iniciativa tem como objetivo promover a participação das mulheres na política através de discussão sobre as mudanças na legislação eleitoral, os obstáculos e os desafios quanto à participação feminina nas eleições e a necessidade da representação feminina nas diferentes instâncias de poder político como forma de enfrentando à desigualdade de gênero e fortalecimento da democracia. A iniciativa  é legitimada também pela Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário, visando à equidade na participação de espaços de poder no judiciário.

 

Os painelistas debatedores são especialistas da justiça eleitoral de destaque nacional, como ministros do TSE, além de juristas e estudiosos na área, e pesquisadores da academia. Militantes de movimentos sociais e partidários, estudantes universitários (as), pesquisadores (as) e comunidade em geral são o público do evento. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na página da Fundação Wall Ferraz através do link (CLIQUE AQUI) e será concedido certificado de participação de 4 horas.

 

O evento foi planejado através de um grupo de trabalho composto pelo Diretor Geral do TRE-PI, Geraldo Sebastião Almeida Mota Filho; pelo Juiz Auxiliar da Presidência e Corregedoria do TRE-PI, Ítalo Márcio Gurgel de Castro; a Juíza de Direito, Keylla Ranyere Lopes Teixeira Procópio; a Superintendente Executiva da Fundação Wall Ferraz, Samara Pereira, a Presidente do Conselho Municipal de Direitos para a Mulher, Heline Silva Santos, e a Secretária Executiva de Política para Mulheres, Maria Helena Santos.

 

A programação será realizada na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), neste mês de março, mês da mulher, que tem seu dia comemorado internacionalmente em 8 de março, a partir de data oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970. A data simboliza a luta das mulheres em busca de condições de igualdade em nossa sociedade e é lembrada durante todo o mês de março.

 

O Painel, que está na sua primeira edição, é uma contribuição das instâncias envolvidas na luta por avanços na equidade de gênero e representatividade das mulheres na política, para uma sociedade mais justa e democrática.

 

PROGRAMAÇÃO:

PAINEL: MULHERES E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

14h30min

 

Formação da mesa de honra e abertura oficial do evento

HORÁRIO

SUBTEMAS

PAINELISTAS

15h às 15h30min

A conquista do direito ao voto e o empoderamento das mulheres

Ex-ministro Sebastião de Oliveira Castro Filho

Ex-Ministro do STJ

 

15h30min às 16h

Entraves à participação das Mulheres na Política

Profa. Dra. Olivia Cristina Perez

Doutora em Ciência Política pela USP

Profa Adjunta da UFPI

Sub-Coordenadora do Mestrado em Ciência Política UFPI

16h às 16h20min

Debate mediado

16h20min às 16h50min

A importância da participação feminina nos Poderes Federados

Magistrada KeyllaRanyere Lopes Teixeira Procópio

Juíza Titular na 3º Vara da Família de Teresina

Coordenadora Nordeste da Associação dos Magistrados do Brasil Mulheres

16h50min às 17h20min

Reforma Eleitoral e espaços à participação da mulher na política

Magistrado Thiago Mendes de Almeida Férrer

Juiz Eleitoral 2019/2021

17h20min às

18h

Debate mediado

18h

Fala Magna do Ministro

Ministro Tarciso Vieria de Carvalho Neto

Ministro do Tribunal Superior Eleitoral

 

 

 

Fonte: Fundação Wall Ferraz

Últimas notícias postadas

Recentes

TRE-PI realiza primeira sessão por videoconferência

A medida das sessões serem realizadas por videoconferência é determinação do Presidente do TRE-PI, Desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho, tendo em vista a impossibilidade de realização das sessões presenciais mercê da conjuntura atual de Pandemia.