TRE-PI realiza reunião com representantes dos comitês de monitoramento estadual e municipal da COVID-19

Na reunião foram feitas diversas manifestações e sugestões sobre o uso de equipamento de proteção e cuidado durante as fases do processo eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realizou, na manhã desta sexta-feira (12), reunião conjunta entre a Presidência do TRE-PI e os representantes dos comitês de monitoramento estadual e municipal da COVID-19, com o título “Eleições seguras e sem risco para a saúde dos eleitores e dos colaboradores da Justiça Eleitoral”.

 

Na reunião, na qual foram tomados todos os cuidados de proteção dos participantes, foram debatidos os cenários da pandemia da capital e no interior do estado do Piauí, bem com as possíveis projeções até a data prevista para o pleito eleitoral de 2020.

 

Além do Presidente do TRE-PI, Desembargador José James Gomes Pereira, estiveram presentes o Juiz Auxiliar da Presidência do TRE-PI, Paulo Roberto de Araújo Barros; o Diretor-Geral do TRE-PI, Ronaldo Maique Araújo Braga; o Presidente da Fundação Municipal de Saúde, Dr. Manoel Moura; o coordenador do Comitê de Controle da Pandemia de Covid-19, no município de Teresina, Dr. Washington Bonfim; o infectologista do Centro de Operações de Emergência - COE da Fundação Municipal de Saúde, Dr. Walfrido Salmito de Almeida Neto, e a responsável pela Rede de Assistência Hospitalar da Fundação Municipal de Saúde, Dr. Jesus Mousinho. Além dos servidores do TRE-PI, Silvani Maia Resende Santana, Secretária SAOF/TRE-PI; Clícia Marques, coordenadora de pessoal do TRE; Denise Vieira Berger Miranda, Secretaria de Gestão de Pessoas e Danilo Carvalho Franco Pereira, coordenador da CRE/TRE.

 

Foram pautas da reunião, além de outras: A análise do cenário da pandemia do COVID-19 no âmbito do estado do Piauí e no município de Teresina, a partir da visão das autoridades médicas e sanitárias e dos gestores dos comitês de monitoramento; Avaliação da possibilidade de realização das eleições municipais neste cenário; A possibilidade de celebração de parcerias entre a Justiça Eleitoral e os governos estadual e municipal para disponibilização de itens de higienização dos ambientes de votação. Além desses, foram debatidos temas voltados para as fases anteriores ao pleito eleitoral, como a distribuição das urnas e treinamento dos mesários.

 

O presidente do TRE-PI informou que esse tipo de parceria de integração entre os diversos órgãos é muito importante e necessária para a realização de eleições mais seguras, e acrescentou que, no momento, tramitam no Congresso Nacional 29 projetos de emenda a constituição visando à alteração das eleições.

 

Foram feitas diversas manifestações e sugestões sobre o uso de equipamento de proteção e cuidado durante as diversas fases do processo eleitoral.

 

As autoridades debateram os possíveis cenários tendo como objetivo primordial garantir a segurança de todos os envolvidos no processo eleitoral (servidores, magistrados, promotores, candidatos, fiscais partidários, mesários, colaboradores e eleitores).

 

Fonte: Serviço de Imprensa e Comunicação Social do TRE-PI

D.A/D.B

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido