TRE-PI divulga vídeo esclarecedor sobre Covid-19

Covid-19: Afastando o pânico com informação, foi o título do vídeo apresentado pelo médico infectologista do TRE-PI, Kelson Nobre Veras

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), ciente da desinformação, dúvidas e medo causados pela doença COVID-19, organizou, através do Serviço Médico e Ondotológico,  a gravação de um vídeo com uma palestra ministrada pelo médico da instituição, Kelson Nobre Veras, especializado em Infectologia e em unidades de terapia intensiva - UTI (Intensivista).

O vídeo, intitulado "COVID -19 – Afastando o Pânico com Informação”, tem 22 minutos de duração, está disponível deste quarta (1) no canal do TRE-PI, no YouTube,  e já conta com mais de 360 visualizações, sendo direcionado para aos servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral do Piauí, além da sociedade em geral.

O objetivo do vídeo é informar e evitar o pânico gerado pela desinformação. “Esse sentimento escalou para níveis que chegam a um medo e isso se deve pela falta de informações e pelo mistério que cerca essa doença. Então, vamos tentar desmitificar, entender que é uma doença potencialmente grave, mas conhecê-la, pois é conhecendo o nosso inimigo que nós podemos ter resultados melhores nesse confronto ”, afirmou o médico infectologista.

Em sua fala Veras esclarece que devemos procurar informações sobre a doença para não se gerar um pânico na sociedade e afirma que é importante sabermos que os sintomas desse vírus são parecidos com os da gripe: tosse em geral seca, febre, calafrios, arrepios, dor muscular e de garganta e perda de olfato e paladar. Nas formas mais graves, evolui-se para uma pneumonia que leva a falta de ar e queda de oxigenação no sangue, levando a internação. “Algumas pessoas tem uma maior tendência a evoluir para formas mais graves da doença. Idosos, pessoas com doenças crônicas principalmente no coração, rins, pulmões, com baixa imunidade, com câncer, fumantes e obesos”, explicou.

De acordo com o Dr. Kelson, há duas formas de diagnóstico: pesquisa por material genético do vírus com material colhido do nariz com um cotonete longo, até 7 dias do início dos sintomas; ou pesquisa de anticorpos no sangue, com período ideal de coleta após o 7º dia de sintomas.

 Tratamento

Nas formas leves são ministrados medicamentos como analgésicos e antitérmicos para aliviar os sintomas como febre, dores de cabeça, dores no corpo; e nos casos graves a internação hospitalar para aplicação de outras medicações e, se necessário, ventilação mecânica.

Quanto a cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, de acordo com o infectologista, são “Fake News”. “Infelizmente não existe absolutamente nenhum tipo de remédio que trate o coronavírus. O que nós devemos fazer é evitar pegar o vírus. Vacina tá em andamento mas não temos ainda de modo que os métodos para evitar o problema são não farmacológicos, ou seja, sem remédios, portanto nada de ajuntamentos, aglomerações, beijo, aperto de mão, abraço, distancia mínima de no mínimo 1 metro, porque é o espaço que as gotículas de saliva conseguem alcançar e para aumentar a proteção devemos usar máscaras e evitar tocar os olhos, nariz e boca antes de higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel”, orientou.

Caso a própria pessoa manifeste os sintomas, o médico instrui o isolamento por 14 dias, em quarto separado do restante da família, uso de banheiro separado também, ambos na medida do possível, sem contato próximo, inclusive com animais de estimação até o desaparecimento dos sintomas. Esse último cuidado deve-se ao fato do risco da pelagem do animal transportar gotículas de saliva contaminada. A alimentação e água deverão ser trazidos até o doente, máscara usada o tempo todo caso tenha de deixar o cômodo, e nenhum objeto deve ter uso compartilhado (toalhas, copos, pratos, talheres, escova de cabelo, creme dental, entre outros).

Para mais informações sobre o tema assista a íntegra do vídeo clicando AQUI.

Fonte: Serviço de Imprensa e Comunicação do TRE-PI com base no vídeo COVID-19 Afastando o pânico com informação

D.B./D.A.

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Icone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido