TRE-PI entrega mais 12 carros aos cartórios eleitorais do interior do Estado

A iniciativa faz parte do Programa: “O Cartório Eleitoral na Minha Cidade – A Justiça Eleitoral vai ao Encontro do Cidadão”

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realizou nesta terça-feira (18), no Fórum Eleitoral de Teresina, com a presença de membros da Corte Eleitoral, uma solenidade para entrega de doze (12) veículos oficiais que beneficiarão um total de vinte e nove (29) municípios do Piauí, incluindo as sedes de Zonas Eleitorais e termos judiciários, os quais se somam a mais quinze (15) outras localidades já contempladas com veículos por essa administração.

A iniciativa faz parte do Programa: “O Cartório Eleitoral na Minha Cidade – A Justiça Eleitoral vai ao Encontro do Cidadão”, instituído pela Portaria Conjunta nº 1/2019 da Presidência do TRE-PI, que regulamenta o atendimento descentralizado ao eleitor com o objetivo de prestar os serviços de alistamento, transferência, revisão, 2ª via e fornecimento de certidões eleitorais diversas aos cidadãos que residem em municípios que não contam com a presença física de um Cartório Eleitoral.

Esse programa faz parte das ações previstas no Plano Emergencial de Reestruturação dos Cartórios Eleitorais instituído pelo Desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho, com o objetivo de otimizar a prestação dos serviços jurisdicionais eleitorais em todo o Estado, e mais especialmente no Interior, onde há mais carências.

Compuseram a mesa de honra, além do Presidente do TRE, o Juiz de Direito, Dr. Antônio Soares dos Santos; o Juiz Jurista, Dr. Thiago Mendes de Almeida Férrer; o Juiz de Direito, Dr. Aderson Antônio Brito Nogueira; o Juiz Federal, Dr. Agliberto Gomes Machado e o Juiz Jurista, Dr. Charles Max Pessoa Marques da Rocha. Também o Juiz Auxiliar da Presidência e corregedoria, Ítalo Márcio Gurgel de Castro; o Diretor-Geral do TRE-PI, Geraldo Sebastião Almeida Mota Filho; o Juiz da 1° Zona Eleitoral e Diretor do Fórum Eleitoral de Teresina, Dr. Édison Rogério Leitão Rodrigues, e o Juiz da 98° Zona Eleitoral, Dr. Carlos Hamilton Bezerra Lima.

No seu discurso o presidente do TRE-PI destacou a importância da cooperação entre as Zonas Eleitorais no uso desses veículos e informou que mais de 80% dos eleitores piauienses contam com os serviços dessa justiça especializada, mesmo com as restrições orçamentárias atualmente impostas ao Poder Judiciário.

O servidor Antônio Jorge dos Santos Filho, Chefe do Cartório Eleitoral da 46ª Zona Eleitoral que abrange os municípios de Guadalupe (Sede) e Marcos Parente (Termo), disse que “agora com o veículo será mais simples a realização de diligências, a convocação e o treinamento dos mesários e até mesmo a postagem de equipamentos para manutenção e o recebimento de bens de expediente, pois os Correios não entregam grandes volumes àquele Cartório devido falta de transporte”.

 

 

Fonte: Serviço de Imprensa de Comunicação Social do TRE-PI

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido